Os moradores da Rua Avelino Jacob da Silva, no bairro Granja Betânia, em Juiz de Fora, relatam dificuldades diárias devido às más condições da via, que é de terra e está tomada por buracos e matagal. Além disso, a presença de entulho descartado irregularmente ao longo da estrada agrava ainda mais a situação.
Famílias com crianças pequenas relatam preocupação com a segurança e a dificuldade de locomoção pelo local. O repórter Matheus Brum, do Folha JF, mostrou em detalhes como está a rua.
Prefeitura afirma que rua no Granjas Betânia é irregular
Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora esclareceu que a rua faz parte de um loteamento irregular no Granjas Betânia, o que impede o envio de serviços de manutenção urbana. Segundo a administração municipal, a responsabilidade pela infraestrutura do local deveria ter sido assumida pelo loteador antes da ocupação da área.
Dessa forma, a via não pode ser incluída no programa de zeladoria Boniteza, que realiza serviços como capina, retirada de entulho e nivelamento de vias não pavimentadas na cidade.
Veja nota da PJF na íntegra sobre os problemas no Granjas Betânia
“A via trata-se de um loteamento irregular, ou seja, a responsabilidade pela urbanização deveria ter sido feita por parte do loteador quando fez a divisão em lotes. Ciente do problema, e em diálogo com os moradores, a Prefeitura de Juiz de Fora está buscando junto a eles informar sobre a necessidade de regularização do espaço para que ela possa garantir acesso aos serviços de zeladoria. Neste momento, não há possibilidade legal da atuação do Executivo em relação às demandas de zeladoria”.