Um portal a serviço de Juiz de Fora

24/07/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Rodoviários fazem paralisação de ônibus em Juiz de Fora nessa quinta, 24

Rodoviários iniciam paralisação em Juiz de Fora nesta quinta (24); negociação salarial é o principal impasse.
Consórcio Via JF é alvo de operação do MP e do Cade em Juiz de Fora Paralisação
Foto: Divulgação / PJF

Uma paralisação do transporte coletivo começou por volta das 15h desta quinta-feira (24) no Centro de Juiz de Fora. A ação foi iniciada pelo Sindicato dos Rodoviários (Sinttro) e, segundo a entidade, o motivo é a falta de avanço nas negociações salariais com o setor patronal.

Ainda não há previsão para o fim da paralisação, e a interrupção pode impactar diretamente o deslocamento de milhares de pessoas no horário de pico.

A mobilização ocorre nas imediações da região central da cidade, com motoristas e cobradores concentrados para pressionar os consórcios que operam o transporte urbano. O Folha JF está acompanhando de perto a movimentação e trará atualizações em tempo real ao longo da tarde e da noite aqui no nosso site e nas redes sociais (Instagram/Tik Tok).

Em nota oficial, o Consórcio Via JF declarou que está acompanhando a paralisação e segue em tratativas com o sindicato.

O Consórcio Via JF informa a toda comunidade de Juiz de Fora que a paralisação deflagrada é considerada ilegal, pois ocorre em plena fase de negociação coletiva, sem o esgotamento das instâncias jurídicas previstas na Lei nº 7.783/1989. Além disso, o movimento foi instaurado sem a observância dos requisitos essenciais exigidos por lei:

Art. 10, que lista o transporte coletivo como atividade essencial
Art. 11, que impõe a manutenção de, no mínimo, 30% dos serviços durante a greve
Art. 13, que determina notificação prévia com, no mínimo, 72 horas de antecedência

Houve impasse quanto ao índice econômico, apesar de permanecer o diálogo institucional, com expectativa de nova reunião sob mediação do Ministério do Trabalho.

Ressaltamos que a deflagração antecipada da paralisação afronta o princípio da boa-fé negocial, interfere na prestação de serviço público essencial e acarreta a adoção de eventuais medidas legais cabíveis, inclusive por abuso do direito de paralisação.

A reportagem segue apurando os principais pontos de divergência entre o sindicato e as empresas, incluindo o que está sendo reivindicado pela categoria e as propostas já apresentadas.

A Prefeitura de Juiz de Fora tomou conhecimento da paralisação do transporte coletivo na Avenida Rio Branco e foi informada de que este processo se relaciona à campanha salarial dos trabalhadores rodoviários.

A Secretaria de Mobilidade Urbana já notificou as empresas da concessão visando à restauração da normalidade no mais breve prazo possível.

O Folha JF segue em cobertura contínua e trará novas informações a qualquer momento.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

O McDonald’s da Olegário Maciel abriu faz pouco mais de um mês, mas a coleção de reclamações de clientes está grande.
PJF zerou fila de consultas oftalmológicas de 2024 após mutirões e promete eliminar pedidos de 2025 até 1º de setembro. Saiba mais.
Motociclista foi parar em baixo de ônibus após ser atropelado por ônibus interestadual na Avenida Brasil. Acidente aconteceu na altura do Cerâmica.
Ministério Público denuncia Ruan da Silva Moraes, dono da Granja da Gil, 37 vezes por estelionato e furto em Juiz de Fora. Entenda as acusações.

– propaganda –