As negociações entre o Sindicomerciários, que representa os trabalhadores, e o Sindicomércio, que representa os empregadores, avançaram, e a expectativa é que o reajuste salarial do comércio de Juiz de Fora seja definido até o fim do mês. A data-base para o aumento é outubro, mas as discussões se arrastam há meses, principalmente por causa da remuneração do trabalho em feriados, questão que impacta o setor de supermercados, responsável por 30% dos empregos do comércio na cidade.
Impasse para reajuste do salário do comércio está no setor de supermercados
O Sindicomerciários defende que quem trabalhar em feriados receba o dobro da diária, enquanto o Sindicomércio propõe que o trabalhador possa escolher entre o pagamento em dobro ou um dia de folga dentro de 30 dias, definido pela empresa. Apesar desse impasse, o reajuste já estaria definido: 6% para quem ganha abaixo do piso de R$ 1.524 e 5% para quem recebe acima desse valor.
Ainda não há informação se houve alguma mudança no percentual já alinhado de reajuste. O valor final só será divulgado quando o acordo coletivo for divulgado.