O Procon de Juiz de Fora divulgou o boletim “Fornecedor em Foco”, que apresenta o desempenho de empresas nas audiências de conciliação realizadas entre maio e agosto de 2025. Nesta 9ª edição, o levantamento aponta que a operadora TIM alcançou o melhor resultado, com 77,42% das audiências encerradas por meio de acordo. Já os bancos Itaú e Agibank aparecem entre os piores, com taxas de resolutividade inferiores a 10%.
Durante o período analisado, o órgão realizou mais de 1,7 mil audiências para intermediar conflitos entre consumidores e fornecedores. O relatório destaca as empresas mais reclamadas, as mais convocadas para audiências e aquelas que apresentaram os melhores e piores índices de solução dos casos.
Entre as companhias com maior número de reclamações, Oi, Itaú e TIM ocupam as primeiras posições. Já as empresas mais chamadas para audiências foram Oi, Itaú, Banco BMG, Mercantil do Brasil e Grupo Casas Bahia, o que reforça a reincidência de queixas nesses setores.
Desempenho das empresas e análise do Procon
No ranking positivo, além da liderança da TIM, Oi aparece em segundo lugar, com 44,58% de resolutividade, seguida pela Vivo, com 44%. No outro extremo, os bancos Itaú, Agibank e Pan registraram os piores desempenhos, com índices inferiores a 14%. O boletim também lista dez fornecedores que não solucionaram nenhuma das reclamações registradas, tendo o Banco Santander à frente desse grupo.
O levantamento comparou ainda os resultados com os de períodos anteriores. Enquanto TIM e Grupo Casas Bahia apresentaram melhora na capacidade de resolver conflitos, empresas como Cemig, Magazine Luiza, Itaú e Claro mantiveram queda contínua nas taxas de resolução. De acordo com o estudo, metade dos fornecedores analisados reduziu seu índice de resolutividade em relação ao quadrimestre anterior, permanecendo abaixo da média geral.
O boletim “Fornecedor em Foco” integra as ações de transparência e educação para o consumo desenvolvidas pelo Procon de Juiz de Fora.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.