Um portal a serviço de Juiz de Fora

20/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Polícia Federal desarticula em Juiz de Fora esquema nacional de fraude em provas de Residência Médica

Operação da Polícia Federal desarticulou um esquema de fraude nacional em provas de residência; Operação aconteceu em Juiz de Fora.
Operação Policia Federal Juiz de Fora
Imagem: Divulgação.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na tarde deste domingo (19), em Juiz de Fora, a Operação R1, que desarticulou um esquema de fraudes em concursos de Residência Médica em todo o país. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a PF, o grupo criminoso tinha como alvo o Exame Nacional de Acesso à Residência Médica (ENAMED), utilizado em processos seletivos de todo o Brasil. O nome da operação faz referência ao primeiro ano de residência médica (R1) — período em que o médico inicia a prática hospitalar e o treinamento em especialidades.

As investigações apontaram que os criminosos planejavam enviar respostas das provas por meio de dispositivos eletrônicos e também utilizar candidatos “laranjas” que fariam o exame com documentos falsos. Em caso de aprovação, cada candidato pagaria R$ 140 mil pelo serviço.

Operação aconteceu em Juiz de Fora

Durante a operação, 24 policiais federais foram mobilizados em ações simultâneas. Em um hotel de Juiz de Fora, três homens foram presos por transmitir respostas via ponto eletrônico. Outras cinco pessoas — quatro homens e uma mulher — foram detidas em locais de prova. No total, oito pessoas foram presas em flagrante.

Na cidade do Rio de Janeiro, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um dos suspeitos, de forma simultânea à abordagem do candidato ao término da prova.

Foram apreendidos equipamentos de transmissão de dados, que serão periciados para confirmar o modo de operação do grupo. Todos os presos foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora, onde prestaram depoimento.

Após a realização dos exames de corpo de delito, os detidos serão encaminhados ao sistema prisional e permanecerão à disposição da Justiça.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em certames públicos, associação criminosa e falsidade ideológica. A PF reforçou que segue ampliando os mecanismos de segurança para garantir a transparência e integridade dos processos seletivos de residência médica no país.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.
Proposta define punições para intervenções irregulares em imóveis públicos, privados e tombados
Categoria protesta contra editais com mudanças em critérios de contratação