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15/07/2025
Anderson Narciso
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PJF responde a reportagem do Folha JF sobre alfabetização e admite índice baixo: “Estamos avançando”

Após a divulgação do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), que mostrou baixo índice de alfabetização na rede pública municipal de Juiz de Fora, a Prefeitura se posicionou.
Criança Escrevendo Alfabetização
Imagem: Freepik

A Prefeitura de Juiz de Fora se manifestou, nesta terça-feira (15), após a matéria do Folha JF revelar que apenas 49,5% das crianças da rede municipal foram alfabetizadas na idade certa em 2024, segundo dados do Ministério da Educação. O índice é o mais baixo entre as 10 maiores cidades de Minas Gerais e fica abaixo das médias estadual (72,7%) e nacional (59,2%).

Em nota, a Secretaria de Educação reconheceu que o índice está aquém do ideal, mas reforçou que a meta estipulada para o município em 2024 (49,46%) foi superada.

A pasta também destacou uma melhora na média de proficiência dos alunos, que saltou de 486 pontos em 2022 para 524 em 2024, ficando dentro do intervalo recomendado pelo MEC (de 451 a 600 pontos).

A Prefeitura ainda informou que está reformulando o programa Pró-Aprender para melhorar as estratégias de recomposição das aprendizagens, com apoio direto às escolas e oficinas de formação com professores e gestores. A gestão também defendeu uma política pedagógica baseada na autonomia, participação e respeito aos direitos das crianças.

Veja abaixo a nota da Prefeitura na íntegra:


Nota da Prefeitura de Juiz de Fora sobre o Índice de Alfabetização (ICA)

A Secretaria de Educação de Juiz de Fora reconhece a relevância dos dados divulgados, no último dia 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no âmbito do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). Os resultados apresentados representam uma ferramenta importante de acompanhamento das políticas públicas de alfabetização, conforme previsto no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), coordenado pelo Ministério da Educação.

Em Juiz de Fora, embora o índice de 49,5% de crianças alfabetizadas na idade recomendada esteja abaixo das médias nacional e estadual, ele supera ligeiramente a meta pactuada para o município em 2024, de 49,46%.

O ICA considera os resultados das avaliações estaduais. Em Minas Gerais, esse monitoramento é feito por meio do PROALFA, que integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Em 2024, 79% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal participaram da avaliação, atingindo uma média de 524 pontos de proficiência. Esse desempenho coloca o município no intervalo recomendado da escala (451 a 600 pontos), correspondente ao nível esperado para essa etapa, em que os estudantes demonstram habilidades essenciais de leitura e compreensão textual.

Entre os mais de dois mil estudantes avaliados neste ano, 1.535 estavam no intervalo recomendado, 361 no nível avançado, 307 no intermediário e apenas 32 no nível baixo. Esses dados mostram que a maioria das crianças desenvolveu competências fundamentais no processo de alfabetização, embora o município ainda precise ampliar o número de estudantes no padrão considerado avançado, definido a partir de uma média de 743 pontos de proficiência.

A análise da série histórica revela um avanço contínuo nos indicadores da Rede Municipal. A média de proficiência passou de 486 pontos em 2022 para 519 em 2023 e 524 em 2024. O número de estudantes com baixa proficiência caiu de 97 em 2022 para 51 em 2023. Já o contingente com desempenho avançado cresceu de 182 em 2022 para 332 em 2023 e 361 em 2024. Esses resultados apontam para um processo em curso de recomposição das aprendizagens e de fortalecimento da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Diante desse cenário, a atual gestão da Secretaria de Educação tem direcionado suas ações à qualificação das práticas pedagógicas e ao acompanhamento contínuo das escolas. Uma das principais medidas adotadas foi a reformulação do Programa Pró-Aprender, com base em diagnósticos construídos em diálogo com as equipes escolares. Técnicas da Secretaria têm realizado visitas semanais às unidades, com o objetivo de apoiar e acompanhar de forma direta a execução das estratégias de recomposição das aprendizagens desenvolvidas por professores e coordenações pedagógicas. Além disso, estão sendo promovidas oficinas de formação com direções, coordenações escolares e a equipe do Pró-Aprender, voltadas à análise e interpretação dos dados do SAEB/INEP/MEC e do SIMAVE/SEE-MG, com o intuito de fortalecer a leitura crítica dos indicadores e seu uso como ferramenta de planejamento pedagógico.

A Rede Municipal reitera a defesa e adoção uma política pedagógica que respeita os direitos das crianças à aprendizagem e compreende a alfabetização como um processo que envolve a apropriação crítica da linguagem e a capacidade de interagir com o mundo com autonomia e participação. A consolidação da base alfabética até o final do 2º ano é entendida como uma etapa essencial para o percurso escolar, o que demanda o envolvimento articulado de todos os sujeitos da comunidade educativa, numa perspectiva coletiva e corresponsável.

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