Na última quarta-feira (8), a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Defesa Civil, divulgou o plano de contingência para o período chuvoso de 2025/2026. O documento tem como objetivo definir estratégias de prevenção e resposta a situações de emergência, buscando minimizar danos e impactos à população. As ações propostas devem ser executadas de forma integrada, eficiente e com agilidade.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destacou que o plano vem sendo elaborado há pelo menos seis meses e já é considerado referência nacional. Segundo ele, o documento reúne informações detalhadas sobre áreas de risco, protocolos de ação e recursos operacionais, além de estabelecer diretrizes que garantem rapidez e eficiência na execução das medidas.
Plano de contingência prevê mobilização conjunta entre órgãos e instituições
Para a elaboração do documento, foi criada uma força-tarefa que envolveu diversas áreas além da Defesa Civil. Participaram do processo todas as secretarias que compõem a Prefeitura de Juiz de Fora, a 4ª Regional de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Superintendência Regional de Ensino (SRE), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em nota, a Prefeitura reforçou a importância de os moradores se cadastrarem no sistema gratuito de alertas meteorológicos. O registro pode ser feito enviando um SMS para o número 40199, informando o CEP da região. Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Matheus Brum.