Um paciente internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Juiz de Fora quebrou a porta do setor de triagem da unidade na madrugada desta quarta-feira (16/07). O caso, que não prejudicou o atendimento à população, segundo a Prefeitura, aumentou a preocupação de servidores com a segurança nas unidades públicas de saúde da cidade e reforçou o debate na Câmara Municipal sobre dois projetos de lei que tratam do tema.
De acordo com a nota oficial da Secretaria de Saúde (veja ao final), a Guarda Municipal foi acionada imediatamente após o episódio, que foi tratado como ato de depredação ao patrimônio público. A equipe de manutenção do HPS realizou os reparos ainda na manhã desta quarta.
Dois Projetos de Lei na Câmara Municipal querem mais segurança em hospitais e UBSs
O caso se soma a outros episódios de violência registrados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais públicos, e que já vinham sendo discutidos entre servidores e vereadores. Atualmente, dois projetos de lei tramitam na Câmara Municipal de Juiz de Fora, com o objetivo de reforçar a proteção de pacientes e profissionais da saúde.
O primeiro projeto, de autoria do vereador Julinho Rossignoli (PP), autoriza a instalação de câmeras de vídeo e áudio nas UBSs e no HPS.
“As câmeras devem cobrir recepção, salas de espera e áreas externas, com imagens de alta qualidade, gravadas 24 horas por dia e armazenadas por pelo menos 180 dias”, propõe o texto.
O segundo projeto, apresentado pelo vereador Vitinho (PSB), institui a política ‘UBS Segura’, em parceria com a Guarda Municipal. Entre as ações previstas, estão:
- patrulhamento comunitário;
- reforço no fechamento noturno das unidades;
- ações educativas para os servidores;
- resposta rápida a emergências.
Além disso, UBSs localizadas em áreas de maior vulnerabilidade poderão contar com postos fixos da Guarda Municipal, câmeras com monitoramento em tempo real e escolta para os servidores de saúde.
Os dois projetos devem ser discutidos no plenário da Câmara após o recesso parlamentar, em meados de agosto.
Nota da Prefeitura de Juiz de Fora sobre o vandalismo no HPS
“A Secretaria de Saúde informa que, por volta de meia-noite desta quarta-feira (16), um paciente internado no HPS danificou a porta do setor de triagem da unidade. Por se tratar de um ato de depredação ao patrimônio público, a Guarda Municipal foi imediatamente acionada. O atendimento à população não foi prejudicado e a equipe de manutenção do HPS realizou os reparos necessários, concluídos ainda na manhã desta quarta-feira.”