Nesta quinta-feira (30), o Cine-Theatro Central recebe o concerto especial que marca os dez anos de trajetória da Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A apresentação, com entrada gratuita, integra a programação comemorativa do grupo, que também realizou um concerto na última terça (28). Os ingressos podem ser retirados na recepção do teatro.
A celebração conta com o apoio do Instituto de Artes e Design (IAD) e das Pró-Reitorias de Cultura, Extensão e Graduação da UFJF. O evento também reúne parceiros como o Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, a Banda Jovem Música na Rede, do Espírito Santo, e a Camerata Laranjeiras, do Rio de Janeiro.
Orquestra se consolida como referência cultural em Juiz de Fora
Criada em 2015, a Orquestra Acadêmica reúne estudantes, técnicos e membros da comunidade, unindo ensino, pesquisa e extensão em torno da prática musical. Coordenada pelos professores Raquel Rohr e Eliézer Isidoro, a iniciativa é vinculada ao Laboratório de Grupos Musicais do Departamento de Música da universidade e integra a formação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura.
Ao longo da última década, o grupo levou sua música a palcos de Juiz de Fora e de outras cidades da região e do país, como Rio de Janeiro, Belisário e Rio Pomba. O repertório da orquestra inclui desde obras clássicas até criações de alunos da UFJF, incentivando a produção musical contemporânea.
Para a coordenadora Raquel Rohr, o grupo tem papel fundamental na formação dos estudantes e na valorização da cultura local, funcionando como um espaço de aprendizado prático e de fortalecimento do cenário musical da Zona da Mata.
O concerto contará com regência do professor Daniel Prazeres e solo de piano do músico Thiago Ouchi. O repertório reúne obras de compositores como Dvořák e Beethoven, além de peças contemporâneas, a exemplo de “Ressurreição”, de Francisco Mário, e “Weaver Keys”, de Vulva Voce.
A apresentação desta quinta-feira também celebra os 70 anos do Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, parceiro da UFJF na realização do evento.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.