Um portal a serviço de Juiz de Fora

30/10/2025
Maria Angélica
Compartilhar Matéria

Concerto gratuito celebra 10 anos da Orquestra Acadêmica da UFJF

Apresentação marca uma década de trajetória e destaca o papel da universidade na formação musical e cultural de Juiz de Fora
Orquestra UFJF 10 anos
Foto: Reprodução/UFJF

Nesta quinta-feira (30), o Cine-Theatro Central recebe o concerto especial que marca os dez anos de trajetória da Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A apresentação, com entrada gratuita, integra a programação comemorativa do grupo, que também realizou um concerto na última terça (28). Os ingressos podem ser retirados na recepção do teatro.

A celebração conta com o apoio do Instituto de Artes e Design (IAD) e das Pró-Reitorias de Cultura, Extensão e Graduação da UFJF. O evento também reúne parceiros como o Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, a Banda Jovem Música na Rede, do Espírito Santo, e a Camerata Laranjeiras, do Rio de Janeiro.

Orquestra se consolida como referência cultural em Juiz de Fora

Criada em 2015, a Orquestra Acadêmica reúne estudantes, técnicos e membros da comunidade, unindo ensino, pesquisa e extensão em torno da prática musical. Coordenada pelos professores Raquel Rohr e Eliézer Isidoro, a iniciativa é vinculada ao Laboratório de Grupos Musicais do Departamento de Música da universidade e integra a formação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura.

Ao longo da última década, o grupo levou sua música a palcos de Juiz de Fora e de outras cidades da região e do país, como Rio de Janeiro, Belisário e Rio Pomba. O repertório da orquestra inclui desde obras clássicas até criações de alunos da UFJF, incentivando a produção musical contemporânea.

Para a coordenadora Raquel Rohr, o grupo tem papel fundamental na formação dos estudantes e na valorização da cultura local, funcionando como um espaço de aprendizado prático e de fortalecimento do cenário musical da Zona da Mata.

O concerto contará com regência do professor Daniel Prazeres e solo de piano do músico Thiago Ouchi. O repertório reúne obras de compositores como Dvořák e Beethoven, além de peças contemporâneas, a exemplo de “Ressurreição”, de Francisco Mário, e “Weaver Keys”, de Vulva Voce.

A apresentação desta quinta-feira também celebra os 70 anos do Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, parceiro da UFJF na realização do evento.

Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Mais de 238 mil juiz-foranos estão com o nome sujo no Serasa, somando R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.