Um portal a serviço de Juiz de Fora

21/10/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Operação prende homens que estão expandindo facção em Juiz de Fora e Zona da Mata

A Operação Hércules X, que tem como objetivo desarticular a atuação de facções ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira
Operação Hércules X prendeu pessoas ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata
Operação Hércules X (Foto? Divulgação / MPMG)

O Ministério Público e a Polícia Militar deflagraram nesta terça (21) a Operação Hércules X, que tem como objetivo desarticular a atuação de facções ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira. Ao todo, estão sendo cumpridos 58 mandados judiciais em Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco, Ubá, Viçosa, Rodeiro e no estado do Rio de Janeiro.

Entre as determinações estão 19 mandados de prisão temporária, cinco de internação de adolescentes e 32 de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e a apreensão de veículos e dinheiro usados em atividades criminosas. Até o momento, cerca de 20 pessoas foram presas, e foram apreendidos 15 veículos, drogas, munições e eletrônicos.

Operação visa conter expansão da facção na Zona da Mata

A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e busca conter o avanço do tráfico de drogas, armas e homicídios na região. Segundo as investigações, criminosos presos no Rio de Janeiro vinham coordenando a expansão da facção em Minas Gerais, inclusive com a criação de “tribunais do crime” para punir integrantes que descumprissem regras internas.

Cerca de 100 policiais militares, civis e penais, além de membros dos Gaecos de Minas e do Rio de Janeiro, participam da ação. O MPMG destacou que a operação faz parte de um esforço conjunto para enfraquecer a estrutura do crime organizado e garantir mais segurança nas cidades da região.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Segundo a Polícia Militar, quando os policiais chegaram no local, idoso estava com o zíper aberto e o cinto afrouxado
Justiça concedeu liminar proibindo que se tenha manifestação sobre a línha férrea em toda extensão de Juiz de Fora
Atividades promovidas pela Seir destacam cultura afro-brasileira e acontecem em diferentes espaços da cidade
Justiça de Minas Gerais torna réu homem acusado de matar a namorada trans em Belo Horizonte. Ele responderá por feminicídio qualificado.
IGAM emitiu alerta válido até as 10h de domingo, 09. Tempestade com ventos de até 100 km/h poderá atingir Juiz de Fora.