O Ministério da Saúde informou, na última sexta-feira (10), o registro do primeiro caso suspeito de morte por intoxicação de metanol em Minas Gerais. A vítima seria um homem de 26 anos, morador de Ipatinga, no leste do estado. Ele passou mal após ingerir bebida alcoólica e foi atendido na quarta-feira (8), mas não resistiu e morreu na madrugada de quinta-feira (9).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, amostras de sangue foram enviadas para análise, e o órgão aguarda os resultados para confirmar a causa da morte.
Números de casos por intoxicação de metanol no Brasil
Em todo o país, já foram confirmadas cinco mortes por intoxicação de metanol, todas em São Paulo. Outras doze estão sob investigação: seis em São Paulo, uma em Minas Gerais, uma no Ceará, uma no Mato Grosso do Sul e três em Pernambuco.
Até o momento, o Brasil registra vinte e nove casos confirmados da substância, sendo vinte e cinco em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Além disso, duzentos e dezessete casos suspeitos seguem em análise em quatorze estados. São Paulo concentra a maioria das investigações, com cento e sessenta registros, seguido por Pernambuco (trinta e um), Rio Grande do Sul (quatro), Mato Grosso do Sul (quatro), Piauí (quatro), Rio de Janeiro (três), Espírito Santo (três) e Goiás (dois). Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rondônia têm um caso em apuração cada.