Minas Gerais conquistou o primeiro lugar no desempenho de redação no Enem 2024 entre todas as redes públicas estaduais do Brasil. A média de 621,5 pontos coloca o estado no topo do ranking nacional, superando outras unidades da federação e reforçando o protagonismo mineiro na educação pública.
O resultado representa uma ascensão significativa em relação a 2023, quando Minas ocupava a quarta colocação. Neste ano, o estado registrou um salto de 25,7 pontos e abriu 17,3 pontos de vantagem sobre o Espírito Santo, segundo colocado.
O governador Romeu Zema (NOVO) comemorou o desempenho dos estudantes.
“Fico muito orgulhoso do desempenho dos nossos estudantes, que estão mostrando que Minas tem talento, compromisso com a educação e muito a ensinar para o Brasil”, afirmou.
Zema também atribuiu a conquista às políticas públicas implementadas nos últimos anos.
“Sair do quarto e chegar ao primeiro lugar na redação do Enem traz uma enorme satisfação para toda a rede de ensino e mostra que, quando o governo investe em simulados, na plataforma Enem MG, na merenda de qualidade, em escolas mais bem cuidadas e no acesso à tecnologia, os resultados aparecem”.
Tecnologia e inovação no ensino
O avanço, segundo o Governo de Mias, é resultado direto das ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que vem investindo em tecnologia, simulados e preparação direcionada para o Enem. Um dos destaques é a plataforma Enem MG, desenvolvida em parceria com a Editora Estudo Play. Gratuita, a ferramenta oferece livros digitais, videoaulas, trilhas personalizadas e um recurso inovador de correção de redação com inteligência artificial. Só em 2024, 600 mil redações foram corrigidas.
Segundo o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, o mérito é coletivo.
“Esse resultado é fruto do trabalho conjunto das nossas escolas. Parabéns a cada estudante, a cada professor e a toda a rede que vem trabalhando muito para fazer da educação mineira uma referência nacional novamente”.
A rede também distribuiu 750 mil cadernos de simulados e realizou três grandes provas de redação, dois simulados completos e aulões presenciais em várias regiões do estado. Cerca de 700 mil alunos foram beneficiados pelas ações, incluindo estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Alunos mineiros brilham na redação no Enem 2024
O resultado no Enem se traduz em histórias como a de Pedro Vitor Carvalho, de 18 anos, ex-aluno da Escola Estadual São Sebastião, em Cruzília, no Sul de Minas. Com 980 pontos na redação, Pedro conquistou uma vaga no curso de medicina da UFRJ.
“Na minha jornada, pude acompanhar as iniciativas que Minas Gerais implementou para preparar melhor os alunos para o Enem. Foram redações, simulados, aulas ao vivo com excelentes professores, tudo disponível na plataforma Enem MG”, contou.
Educação mineira também avança na alfabetização
Ainda nesta semana, Minas Gerais registrou o maior salto do país em alfabetização, subindo da 7ª para a 3ª colocação nacional. O estado superou, em 2024, a meta prevista para 2026 e eliminou completamente o nível insuficiente entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental.