A Câmara Municipal de Juiz de Fora realizará, no próximo dia 18 de maio, uma programação voltada à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades acontecerão a partir das 9h, em frente ao prédio do Legislativo, e fazem parte das mobilizações do Maio Laranja, campanha nacional de proteção à infância e à adolescência.
Organizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, a iniciativa reunirá representantes da rede de proteção, profissionais da área e atividades abertas ao público. A proposta é ampliar o debate sobre a importância da denúncia, da prevenção e do acolhimento às vítimas.
Programação terá atividades educativas e orientações
Ao longo da manhã, estão previstas ações educativas e interativas para diferentes faixas etárias. Entre as atividades anunciadas estão rodas de conversa, contação de histórias, distribuição de materiais informativos e orientações sobre os canais de atendimento disponíveis para vítimas de violência. O Vacimóvel também participará da programação.
A presidente da comissão, vereadora Letícia Delgado (PT), afirmou que a campanha busca fortalecer o acesso à informação e incentivar a sociedade a discutir o tema de forma mais aberta. Segundo ela, iniciativas educativas ajudam a combater o silêncio que ainda cerca muitos casos de violência contra crianças e adolescentes.
Dados reforçam alerta sobre violência contra menores
Os números relacionados à violência sexual contra menores seguem em alta no estado. Levantamento divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com base em ocorrências registradas pela Polícia Civil, apontou mais de 4 mil casos de estupro de vulnerável envolvendo vítimas com menos de 14 anos entre fevereiro de 2025 e fevereiro deste ano.
Os dados mostram ainda que, em muitos casos, os suspeitos pertenciam ao círculo de convivência das vítimas, como familiares ou pessoas próximas. Parte das ocorrências também resultou em gravidez.
Em âmbito nacional, informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que o país registra um caso de estupro a cada seis minutos. As estatísticas apontam que meninas representam a maior parte das vítimas.
O dia 18 de maio foi instituído como marco nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em referência ao caso de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina assassinada em 1973, em Vitória (ES). A data passou a simbolizar ações de conscientização e enfrentamento à violência infantojuvenil em todo o país.
Leia também: https://folhajf.com.br/homem-e-preso-estupro-agressoes-em-juiz-de-fora/