O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, mas os estudantes já podem consultar o local em que irão realizar o exame. As informações estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, divulgado nesta quinta-feira (23) na página do participante.
Para acessar o documento, o candidato deve entrar no portal enem.inep.gov.br/participante usando CPF e senha do login gov.br. O cartão indica o endereço da aplicação, o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, as datas do exame e solicitações de atendimento especial ou uso de nome social, quando aplicável.
O Inep recomenda que o cartão seja impresso e levado no dia do enem, embora não seja obrigatório. Também é importante pesquisar o trajeto até o local e calcular tempo de deslocamento. A orientação é chegar por volta das 12h, já que os portões fecham às 13h.
Estrutura e organização do Enem 2025
No primeiro domingo de aplicação, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens, incluindo português e inglês ou espanhol, 45 questões de ciências humanas e farão a redação. No segundo domingo, serão aplicadas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
No dia da prova, é necessário apresentar documento oficial com foto, que pode ser físico ou digital, como RG, CNH Digital ou e-Título. É preciso levar caneta esferográfica transparente de tinta preta, sendo recomendado ter uma reserva, além do cartão de confirmação, água em garrafa transparente e lanches simples. Todos os itens poderão ser vistoriados pelos fiscais. Celulares permanecem proibidos dentro da sala de aplicação.
Os horários seguem o fuso de Brasília: portões abrem às 12h, fecham às 13h e o exame começa às 13h30. No primeiro domingo, a aplicação termina às 19h e, no segundo, às 18h30. O candidato só pode deixar a sala com o caderno de questões nos últimos 30 minutos do exame.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.