O Julho das Pretas ocorre entre os dias 22 e 25 de julho, em Juiz de Fora. Com caráter político-cultural, o evento celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela, reafirmando o compromisso do município com a valorização da cultura afro-brasileira e a luta antirracista.
Confira a programação do Julho das Pretas:
SEGUNDA 21/07
PERFORMANCE “Deus é uma Mulher Preta”+ RODA DE CONVERSA “Os desafios e os desdobramentos da mulher negra na sociedade” com Ciça Liberdade e Arielle Teles.
Local: Casa da Mulher
Endereço: Av. Garibaldi Campinhos, 169 – Vitorino Braga
Horário: 19h ÀS 21h
TERÇA 22/07
VISITA GUIADA
Local: Centro de Preservação da Memória Negra
Horário: 18h30
Vagas limitadas
QUARTA 23/07
Exibição do documentário “INTERPRETA-ME” + RODA DE CONVERSA – Debate sobre o documentário com Amanda Pinheiro do Conexão Melanina, Leila do Coletivo Ancestralidade, Isa do Coletivo Margens, representantes da OAB, Edna Alves da Casa Cirene Candanda e Lívia Calmon, Jornalista.
Local: CCBM
Horário: 18h30
QUINTA 24/07
AULA DE DANÇA (Cíntia Ébano) + RODA DE CONVERSA (Tema: “Mulheres afrocentradas em movimento”. Grupo Aya e Coletivo Margem)
Local: Casa da Mulher
Horário: 19h
SEXTA 25/07
MARCHA ANTIRRACISTA
Local: Parque Halfeld – Em frente ao Centro de Preservação da Memória Negra)
Horário Concentração: 17h30
Horário Saída: 19h
Trajeto: PH – Calçadão – Getúlio – PAC
A marcha organizada no Julho das Pretas é um momento simbólico de ocupação do espaço urbano e de afirmação das vozes, saberes e trajetórias das mulheres negras, reafirmando seu protagonismo na luta por equidade racial e de gênero.