Um portal a serviço de Juiz de Fora

01/02/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Juiz de Fora ganha Centro Histórico para requalificação urbana

Projeto inclui revitalização do comércio, valorização cultural e estímulo ao turismo na região central da cidade
Juiz de Fora ganha Centro Histórico para requalificação urbana
Juiz de Fora ganha Centro Histórico para requalificação urbana

A prefeita Margarida Salomão (PT) oficializou a criação do Centro Histórico de Juiz de Fora. A iniciativa visa valorizar o patrimônio cultural da cidade e impulsionar a revitalização da região central, trazendo mais segurança, lazer e atividades comerciais.

O novo Centro Histórico abrange a área entre a Rua Barão de Cataguases e a Rua Espírito Santo, incluindo as avenidas Francisco Bernardino e dos Andradas, além das vias e galerias comerciais dessa região. A âncora do projeto será o Mercado Municipal, que tem previsão de reabertura para abril. A partir dele, a Prefeitura pretende desenvolver ações que incentivem o movimento noturno no centro, respeitando a convivência com os moradores.

Segundo o decreto que institui o Centro Histórico, a proposta é fortalecer o potencial turístico da região, que abriga marcos importantes como o primeiro banco de Minas Gerais, a primeira estação de energia do Brasil, palacetes e palácios da época imperial e um dos primeiros calçadões comerciais do estado.

De acordo com a PJF, a requalificação dos centros urbanos tem sido uma pauta recorrente em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Recife e Salvador. Em todos esses locais, o objetivo é equilibrar preservação histórica, dinamização do comércio, segurança e lazer.

A Prefeitura de Juiz de Fora já iniciou diálogos com comerciantes e moradores para definir as diretrizes do projeto. Nas próximas semanas, novos detalhes devem ser anunciados.

Crédito da foto: Divulgação / PJF

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Rua José Castro Barbosa está praticamente inacessível. População teme focos de dengue e cobra ações da Prefeitura
Hospital, que é gerido pelo IBG Saúde, afirma que cerca de 50 médicos estão sem receber pagamento por falta de verba do programa Valora Minas, enviado para a PJF em fevereiro
Prefeitura de Juiz de Fora iniciou os repasses para os hospitais nesta terça-feira (13/05)
Saiba mais sobre o Jota, que traz o Pix por áudio a Juiz de Fora. Como funciona na prática e como usar.

– propaganda –