A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (08/05), o projeto de lei que assegura atendimento prioritário para gestantes vítimas de violência sexual em procedimentos de saúde específicos. O texto é relatado pela deputada federal de Juiz de Fora, Delegada Ione Barbosa (Avante-MG).
Para Ione, a aprovação do texto é importante para a defesa dos diretos da mulher. “Mulheres em situação de violência não podem esperar. Quando a vítima está grávida, a urgência se torna ainda maior, pois estamos lidando com duas vidas em risco. Esse projeto reconhece essa vulnerabilidade e garante que o atendimento médico seja célere, humanizado e eficaz”, afirmou Ione.
PL relatado por Ione Barbosa agora vai para outras comissões
A proposta segue agora para análise nas demais comissões da Casa, com o objetivo de ser aprovada em plenário e transformada em lei. “Estamos trilhando um caminho de dignidade e respeito. Toda mulher merece ser ouvida, protegida e amparada pelo Estado. E eu estou aqui para garantir que isso aconteça”, finalizou a deputada.