Um portal a serviço de Juiz de Fora

23/10/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Ione Barbosa propõe criação de disciplina escolar para prevenção de violência

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Maria da Penha, tornando obrigatória uma disciplina específica voltada à formação de uma cultura de paz, respeito e igualdade
Ione Barbosa, deputada federal de Juiz de Fora
Ione Barbosa quer disciplina escolar falando sobre violência de gênero e como prevení-la (Foto: Divulgação / Assessoria parlamentar)

A deputada federal Ione Barbosa (Avante) apresentou o Projeto de Lei nº 5.279/2025, que propõe a criação de uma disciplina obrigatória na educação básica voltada à prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes. A proposta busca transformar o ensino sobre direitos humanos, equidade de gênero e combate à violência doméstica em conteúdo permanente nas escolas.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Maria da Penha, tornando obrigatória uma disciplina específica — com material didático próprio e espaço definido no currículo escolar — voltada à formação de uma cultura de paz, respeito e igualdade.

Ione Barbosa explica o Projeto de Lei

Segundo a parlamentar juiz-forana, ter a disciplina dentro das escolas ajudará as crianças a entenderem, desde cedo, a necessidade de não praticar a violência.

“A escola é o primeiro espaço de transformação social. Educar para o respeito e a igualdade é o caminho mais eficaz para romper ciclos de violência”, afirmou a deputada.

Com a medida, a deputada quer garantir que o ensino sobre o enfrentamento à violência não dependa apenas da interpretação ou da boa vontade de gestores educacionais, mas esteja assegurado como disciplina obrigatória, conforme os princípios já previstos na Lei Maria da Penha.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Segundo a Polícia Militar, quando os policiais chegaram no local, idoso estava com o zíper aberto e o cinto afrouxado
Justiça concedeu liminar proibindo que se tenha manifestação sobre a línha férrea em toda extensão de Juiz de Fora
Atividades promovidas pela Seir destacam cultura afro-brasileira e acontecem em diferentes espaços da cidade
Justiça de Minas Gerais torna réu homem acusado de matar a namorada trans em Belo Horizonte. Ele responderá por feminicídio qualificado.
IGAM emitiu alerta válido até as 10h de domingo, 09. Tempestade com ventos de até 100 km/h poderá atingir Juiz de Fora.