Entre os dias 18 e 27 de julho, o Sul do Estado do Rio de Janeiro será palco da 20ª edição do Festival Vale do Café, uma das mais importantes celebrações culturais do Brasil. O evento, que une música, patrimônio histórico e turismo rural, vai transformar igrejas, praças e fazendas centenárias em grandes palcos de experiências sensoriais, reunindo artistas consagrados e novos talentos. O evento, anualmente, recebe muitos turistas de Juiz de Fora.
Neste ano especial, o festival homenageia o violonista maranhense Turíbio Santos e contará com apresentações de nomes como Felipe Naim, Léo Gandelman, Cristina Braga, Marcel Powell, Nilze Carvalho, José Staneck, Ulisses Rocha, entre outros. Os concertos — que abrangem do erudito ao popular — acontecem em oito cidades do Vale do Paraíba fluminense, incluindo Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores, Pinheiral, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Conservatória.
Concertos em fazendas históricas e espaços abertos
Os concertos nas fazendas, que envolvem visitação guiada, lanche e apresentações musicais, terão ingressos pagos com valor social e meia-entrada para moradores da região. Já as apresentações em praças e igrejas serão totalmente gratuitas.
Entre os destaques da programação:
- 18/07 (sexta): Concerto de piano com Felipe Naim, na Fazenda Florença (Valença).
- 19/07 (sábado): Duo Angélica de la Riva e Max Barros na Fazenda das Palmas; e show de Zé Paulo Becker Grupo, na Fazenda São Fernando.
- 20/07 (domingo): Homenagem a Baden Powell com o grupo Choro Nota Dez, em Volta Redonda.
- 25/07 (sexta): Edigar Nio Trio e Yumi Park na Fazenda União.
- 26/07 (sábado): Léo Gandelman convida Eduardo Farias na Fazenda Ponte Alta, e concerto “Viva a Ópera” com José Staneck, Ricardo Santoro e Marina Spoladore na Fazenda Alliança.
- 27/07 (domingo): Encontro entre Marcel Powell e Nilze Carvalho, encerrando o festival na Fazenda Monte Alegre.
Programação gratuita em praças e igrejas
Além dos concertos nas fazendas, o Festival conta com atividades gratuitas espalhadas por toda a região:
- 18/07 (sexta): Show “Gafieirando” em Ipiabas.
- 19/07 (sábado): Tributo a Turíbio Santos em Vassouras.
- 20/07 (domingo): Orquestra Sanfônica em Pinheiral.
- 22 a 24/07 (terça a quinta): Rodas de conversa no projeto Café Cultural em Vassouras.
- 24/07 (quinta): Apresentação de Cristina Braga em Valença.
- 26/07 (sábado): Kiko Horta Trio em Engenheiro Paulo de Frontin.
Impacto cultural e econômico
Mais do que um festival de música, o Vale do Café movimenta a economia local e valoriza tradições. De acordo com estudo da FGV, cada real investido no festival gera R$ 5,09 em retorno para a economia regional, além de promover a ocupação total da rede hoteleira e criar mais de 600 empregos temporários.
Nas fazendas, o público poderá conhecer e degustar produtos artesanais como café, cachaça, doces e queijos, promovendo a sustentabilidade e fortalecendo a produção local. A organização também destaca o papel social do festival, com ações educativas e rodas de conversa que resgatam a memória dos povos da região e reforçam a identidade cultural.
Serviço Festival Vale do Café 2025
- Evento: Festival Vale do Café 2025
- Data: 18 a 27 de julho
- Locais: Cidades do Vale do Paraíba fluminense
- Ingressos para fazendas: Ingressos populares com meia-entrada garantida a moradores da região, estudantes, professores, idosos, PcDs e jovens de baixa renda.
- Mais informações e programação completa: festivalvaledocafe.com.br/programacao