Após passar por uma ampla reforma estrutural, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte Santa Cruz foi reaberto nesta terça-feira (22) em Juiz de Fora. A cerimônia contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, que destacou a importância de cuidar dos equipamentos públicos voltados ao atendimento da população mais vulnerável.
As obras duraram três meses e foram realizadas com recursos do Governo Federal. Entre as melhorias estão a substituição do telhado, nova caixa d’água, instalação de grades de segurança, pintura geral, reforma das redes elétrica e de internet, impermeabilização do teto, além da aplicação de revestimento acústico nas salas de atendimento individual e construção de um novo portão com passarela.
Durante a visita, Margarida enfatizou que reformas como essa representam mais que melhorias físicas. “São obras como essa que garantem dignidade à população. Quando melhoramos os espaços de atendimento, valorizamos os profissionais e oferecemos cuidado de verdade a quem mais precisa”, afirmou a prefeita.
A secretária de Assistência Social, Malu Salim, também esteve presente e reforçou o papel fundamental do Cras. “É a principal porta de entrada da assistência social. Aqui as pessoas encontram orientação, apoio, acolhimento e respeito”, disse.
Atendimento do Cras Norte Santa Cruz
O Cras Norte Santa Cruz funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Maria Geny Barbosa, nº 50, no bairro Santa Cruz. No local, a população tem acesso a:
- Atendimento social individual e em grupo;
- Inscrição e atualização no Cadastro Único (CadÚnico);
- Encaminhamento para programas sociais;
- Apoio psicossocial;
- Orientação para acesso a benefícios e políticas públicas para todas as faixas etárias.
Van do Cras Móvel ampliará atendimentos em Juiz de Fora
A Prefeitura também anunciou a entrega de uma nova van adaptada para o Cras Móvel, iniciativa que leva os serviços da assistência social a comunidades mais afastadas. O veículo, adquirido com emenda parlamentar da ex-deputada Macaé Evaristo, conta com:
- Espaço para dois atendentes e quatro usuários;
- Equipamentos como notebooks, impressora, micro-ondas e frigobar;
- Estrutura completa para oferecer acolhimento com conforto e dignidade.
Com o Cras Móvel, o município fortalece sua política de descentralização do atendimento, garantindo o acesso aos direitos básicos a quem mais precisa – mesmo nos territórios mais distantes das unidades fixas.