Um portal a serviço de Juiz de Fora

23/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Quase um terço dos jovens brasileiros já experimentou álcool, aponta levantamento

Dados de recente estudo ascendem alerta para o consumo de bebida alcoolica entre jovens.
Jovem bebendo Bebida Jovens
Imagem: Freepik.

Um levantamento recente revelou um dado preocupante: quase um terço dos jovens brasileiros entre 14 e 17 anos já experimentou bebidas alcoólicas, mesmo com a proibição de venda para menores de 18 anos. A informação foi citada durante uma audiência da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, realizada nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os dados são da 3ª edição do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado em setembro, e mostram que 29,5% das meninas e 25,8% dos meninos nessa faixa etária já consumiram álcool ao menos uma vez. No último ano, 21,6% das meninas e 16,7% dos meninos relataram ter bebido. O estudo também aponta que o consumo feminino ultrapassou o masculino em todas as faixas analisadas.

Consumo de alcool entre jovens brasileiros ascende alerta

Durante o debate, a deputada Delegada Sheila (PL), presidente da comissão, destacou a sanção da Lei Federal 15.234, que aumenta a pena de quem fornece bebidas alcoólicas a menores — podendo chegar até metade a mais se o jovem efetivamente consumir o produto. A parlamentar ressaltou que o álcool e o tabaco continuam sendo portas de entrada para drogas ilícitas e estão relacionados a situações de vulnerabilidade, como violência, acidentes, gravidez precoce e suicídios.

A diretora da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Letícia Ferreira de Barros Vieira, explicou que as ações do Estado têm foco na prevenção e ocorrem principalmente nas escolas. Entre os programas citados estão o Proerd, que atua em mais de 480 municípios mineiros, e o Programa Cria – Prevenção e Cidadania, voltado à conscientização de crianças e adolescentes.

“O consumo precoce de álcool tem impactos que ultrapassam a saúde. É um problema social, educacional e familiar, e só pode ser enfrentado com trabalho em rede”, concluiu a deputada Delegada Sheila.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.
Proposta define punições para intervenções irregulares em imóveis públicos, privados e tombados