O início de 2025 trouxe preocupação para comerciantes do bairro São Mateus, em Juiz de Fora, devido à recente onda de furtos na região. Na virada do ano, a Relicário na Rua São Mateus foi arrombada, resultando no furto de um celular e de uma gaveta. Esse caso é apenas um entre outros que alarmaram os comerciantes locais.
Um levantamento da Polícia Civil apontou que, somente neste início de ano, 14 furtos foram registrados em comércios da região. Destes, seis foram cometidos por um único criminoso, que chegou a ser preso, mas foi liberado no mesmo dia.
Apesar dessa sequência de ocorrências, dados do 27º Batalhão da Polícia Militar (PM), responsável pela segurança local, mostram uma redução significativa nos furtos no bairro. Em dezembro de 2024, foram registrados sete casos, contra 17 no mesmo período de 2023, representando uma queda de quase 60%. A PM informou que ações preventivas e estratégicas estão sendo implementadas em parceria com a comunidade e reforçou a importância da colaboração popular para a redução dos crimes.
Mesmo assim, comerciantes da região consideram medidas próprias para lidar com a insegurança. Em conversas recentes, muitos discutem a possibilidade de contratar segurança privada para proteger seus estabelecimentos e evitar novos prejuízos.
Crédito da foto: Reprodução / Google Street View