O comércio em Minas Gerais registrou um aumento de 9,2% nas vendas durante o fim de semana do Dia das Crianças, de acordo com dados divulgados pelo Itaú Unibanco. O levantamento comparou as movimentações financeiras dos dias 11 e 12 de outubro de 2025 com o mesmo período do ano anterior (12 e 13 de outubro de 2024).
A análise considerou as transações realizadas por meio de cartões de crédito e débito (Laranjinhas), além de Pix QR Code e Pix Transferência, em compras feitas por pessoas físicas (PF) para pessoas jurídicas (PJ), tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas.
Dia das crianças movimentou comércio em Minas Gerais
Entre os segmentos que mais se destacaram no estado, as livrarias lideraram o crescimento, com alta de 26,5% nas vendas. Em seguida, o setor de brinquedos apresentou um incremento de 18,7%, refletindo o aumento da procura por presentes infantis. Já as áreas de recreação e veterinárias/petshops também tiveram bom desempenho, com crescimentos de 8,8% e 8%, respectivamente.
Os dados reforçam a importância do Dia das Crianças como uma das principais datas comemorativas para o varejo, impulsionando as vendas e movimentando diferentes setores da economia mineira.
Com o desempenho positivo, o comércio local se prepara para o próximo grande evento do calendário — a Black Friday, em novembro —, que deve manter o ritmo de crescimento das vendas no segundo semestre.