Nesta quinta (13) e sexta-feira (14), 400 crianças das escolas estaduais Ali Halfeld e Clorindo Burnier, em Juiz de Fora, terão a oportunidade de assistir a um filme no cinema do Shopping Jardim Norte. Elas foram contempladas pelo projeto Cinema com Pipoca. Para muitas delas, será a primeira vez em uma sala de exibição.
O projeto Cinema com Pipoca é patrocinado pelo Grupo CSC por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento conta ainda com o apoio do Moov e é realizado pela Amar Projetos Culturais e pelo Governo de Minas Gerais.
Cinema com Pipoca quer democratizar acesso ao cinema
O principal objetivo do projeto é democratizar o acesso ao cinema, um direito cultural ainda distante de grande parte da população. Dados recentes mostram que 46% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema. Entre os alunos de escolas públicas, cerca de 60% nunca tiveram essa experiência, e 23% foram apenas uma ou duas vezes. Na zona rural, os números são ainda mais alarmantes, com a quase totalidade dos estudantes sem acesso ao cinema.
Com essa ação, os alunos das duas escolas estaduais de Juiz de Fora poderão vivenciar pela primeira vez a magia das telonas, e a expectativa é que novas instituições de ensino sejam contempladas nos próximos anos.