Um portal a serviço de Juiz de Fora

23/05/2025
Anderson
Compartilhar Reportagem

CCBM faz sessões dos curtas “A Copa” e “Lindo sonho escuro” e debate com Bruno Ferreira

Exibição de curtas no CCBM será gratuita. Produções são feitas por cineastas juiz-foranos.
CCBM Juiz de Fora cinema
Imagem: Bruno Ferreira/Instagram

Neste sábado, 24 de maio, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) recebe uma noite especial para os apaixonados por cinema: uma sessão dupla gratuita, com início às 19h30, que inclui a exibição dos curtas “Lindo Sonho Escuro”, de Bruno Ferreira, e “A Copa”, de Pedro Moysés.

O evento ainda conta com roda de debate após as sessões, em que o público poderá conversar com os realizadores sobre os bastidores, inspirações e linguagem cinematográfica de cada obra.

Cineasta de Juiz de Fora, Bruno Ferreira estreia novo trabalho

Entre os destaques da noite está Bruno Ferreira, cineasta mineiro formado em Cinema e Artes & Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cuja trajetória já soma mais de uma dezena de curtas-metragens que exploram desde o cinema político até a abstração experimental.

Bruno tem se destacado por sua abordagem ousada da linguagem audiovisual, trabalhando temas sociais, políticos e íntimos com sensibilidade e inovação estética.

Em sua filmografia, constam obras como Epidemia Nacional (2020), realizada durante a pandemia, e títulos que integram sua “trilogia política abstrata brasileira”, como Segunda na Urna (2022) e Dano Lunático (2023). Em 2022, durante uma viagem à Europa, ele filmou o curta Quando Tudo Acabar na cidade de Braga, em Portugal, usando apenas atores não profissionais.

Mais recentemente, Bruno dirigiu O Concerto de Ontem (2023), uma homenagem emocional à relação entre mãe e filho com trilha assinada por músicos regionais em tributo a Paul McCartney. Também realizou o documentário experimental em três partes Trilogia da Força, sobre um ritual de ayahuasca conduzido pela família indígena Shawãdawa “Arara Encantada”.

No curta que será exibido no CCBM, Lindo Sonho Escuro, o diretor volta ao universo do abstrato com uma obra densa e poética, que promete instigar o público tanto pelo visual quanto pela narrativa. A sessão é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer de perto o trabalho de um dos nomes mais promissores do cinema autoral da região.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Funalfa Cultura (@funalfacultura)

A entrada é gratuita e a exibição acontece no auditório do CCBM, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro. A classificação indicativa é livre.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Confira as atrações do primeiro dia de Festa Country 2025 e o horário dos shows.
Com o material coletado nesta segunda fase, delegada Bianca Mondaini não descarta uma terceira fase da Operação Ouro de Tolo
Idosa foi socorrida pelo SAMU, mas morreu ao dar entrada no HPS
Confira os horários e programação de Lilo & Stitch, que estreou nos cinemas de Juiz de Fora.
Confira a agenda cultural de Juiz de Fora os shows e eventos de 23 a 25 de maio. Destaque vai para a Festa Country 2025.

– propaganda –