Entre 1º e 31 de agosto, Juiz de Fora será palco da 22ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança (CPTD 2025). O evento, realizado pela APAC/JF, contará com 40 espetáculos em nove espaços da cidade, reunindo teatro, dança, musicais, stand-up, arte circense e oficinas formativas.
A abertura será em 1º de agosto (sexta-feira), no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com o musical “Geni”. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no trailer da APAC no Parque Halfeld. Para os demais espetáculos, as entradas custam R$ 15 antecipadamente no trailer e R$ 40 na bilheteria no dia da apresentação.
Confira a programação completa do 22ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança em JF programação 2025
01/08 (sexta-feira)
Geni – Musical de abertura que traz uma história intensa sobre preconceito, liberdade e resistência.
02, 03, 09, 10, 16, 17, 23 e 24/08 – sábados e domingos
A Verdadeira Princesa – A história da herdeira do Reino do Bem Querer, uma menina mimada que muda de comportamento após ler o livro “Sabedoria das Princesas” e se tornar uma verdadeira princesa.
09/08 (sexta e sábado)
Pluft, o Fantasminha – Pluft é um fantasminha que tem medo de gente, até conhecer Maribel, uma menina sequestrada por um pirata. Juntos, eles enfrentam o vilão e constroem uma amizade.
Chapeuzinho Vermelho – A clássica história da menina que visita a avó e encontra um lobo atrapalhado pelo caminho, em uma versão animada para o público infantil.
10/08 (domingo)
Alice – Releitura da obra de Lewis Carroll, em que Alice é uma moradora de Juiz de Fora vivendo uma aventura cheia de criaturas fantásticas, chá com café e pão de queijo.
Esse é o meu show – Solo de stand-up com Lelê Papel, que apresenta sátiras sobre relacionamentos, família e situações cotidianas.
13/08 (quarta-feira)
Novas Mágicas e Velhas Tonteiras – Espetáculo com truques e humor, misturando ilusionismo e palhaçadas clássicas.
14/08 (quinta-feira)
Velório – Pra Morrer de Rir! – Dois defuntos são os únicos presentes em seus próprios velórios e divertem o público com lembranças de suas armações e golpes.
Sujeito Estranho 3.0 – Inspirada em “Pacto Sinistro”, de Hitchcock, a peça acompanha dois viajantes e um plano macabro de assassinato.
15/08 (sexta-feira)
Um Barraco Terapêutico – Uma comédia sobre conflitos familiares que vêm à tona em meio a sessões de terapia nada convencionais.
16/08 (sábado)
O Despertar da Primavera – Musical vibrante que aborda os tabus da adolescência na Alemanha do século 19.
Novas Mágicas e Velhas Tonteiras – Reapresentação do espetáculo de ilusionismo e humor.
17/08 (domingo)
Chicago – O Musical – História de ambição, glamour e crime. Roxie Hart mata o amante e compete com Velma Kelly por fama e liberdade com a ajuda do advogado Billy Flynn.
Assinado, Téo – Peça intimista que narra uma história de amor e superação através de cartas nunca enviadas.
O Grande Espetáculo dos Irmãos Grimm – Apresenta contos clássicos de forma divertida e mágica, envolvendo o público em histórias atemporais.
Eu Conto o Meu, o Seu, os Nossos Contos… – Grupo Nzinga apresenta contos africanos e indígenas, exaltando as raízes e histórias de povos de luta e tradição.
21/08 (quinta-feira)
Mentiras que te contam: a “3ª” idade é a melhor… – Comédia com Cadu de Andrade, trazendo esquetes cômicas sobre crenças populares, terceira idade e tabus sociais.
22/08 (sexta-feira)
Quanto Vale? – A história de Vida e sua mãe, Maria, que enfrentam a iminente perda da casa, explorando memórias, fé e laços familiares.
23/08 (sábado)
Dois idiotas sentados cada qual no seu smartphone – Dois matutos viciados em celular vivem situações patéticas e engraçadas, inspiradas na obra de Ruth Rocha.
O Mistério do Teatro Voador – Um caçador de tesouros encontra o fantasma de um aviador sonhador em um antigo teatro na floresta.
Meu amor o que você faria se só te restasse este dia? – Tragicomédia que mistura humor e reflexões sobre o tempo e a morte.
Minha sogra é um pitbull – Comédia sobre Dona Perpétua, que não aceita o genro até descobrir que a filha está grávida dele.
Raqsa, a Dança: um espetáculo em dois atos – Espetáculo de dança que mistura coreografias modernas e tradicionais.
24/08 (domingo)
A Bruxinha que era Boa – Ângela, uma bruxinha incapaz de fazer maldades, luta contra a rejeição e conta com a ajuda do amigo Pedrinho.
A Cigarra e a Formiga – A formiga Formiguida sonha em ser artista e acredita que encontrou sua chance ao conhecer a cigarra cantora.
A Copa – Dois personagens presos em uma copa discutem sobre trabalho e existência, até que o bate-papo se torna perigoso.
O Véu da Fúria – Bruna, uma lobisomem, se une a um parceiro para impedir que humanos e seres corruptos negociem um item maligno.
O Preço da Cura – Camila toma uma decisão radical para salvar o marido e precisa lidar com as consequências.
28/08 (quinta-feira)
Um Barraco Terapêutico – Nova sessão da comédia de conflitos familiares.
29/08 (sexta-feira)
Amélia é que era mulher de verdade – História de Amélia, dona de casa que desabafa sobre o caos da vida doméstica com humor e crítica social.
Vem pra Mim – Tragicomédia sobre um casal do interior que enfrenta situações sobrenaturais ao se mudar para a cidade grande.
30/08 (sábado)
Dancing Disney – Espetáculo de dança inspirado nas músicas e histórias da Disney.
Na Estrada – Experimento cênico que acompanha a jornada espiritual de um homem guiado por uma enigmática Pombogira.
Luz Ancestral – A jovem Bença enfrenta conflitos familiares e descobre seus próprios monstros internos em uma jornada de amadurecimento.
31/08 (domingo)
NEY E EY – Tributo a Ney Matogrosso – Espetáculo que mistura teatro, música e dança para homenagear a carreira de Ney Matogrosso.
Vila Feitiço – A história de um youtuber investigando o desaparecimento misterioso de uma jovem após o carnaval.
Seu Zé – Peça ritual inspirada em Zé Pelintra, sobre fé, ancestralidade e resistência.
Luz Ancestral – Última apresentação do espetáculo sobre a jornada de Bença.