Um portal a serviço de Juiz de Fora

31/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Beth Goulart celebra 50 anos de carreira com “Simplesmente Eu, Clarice Lispector” no Cine-Theatro Central

Beth Goulart celebra 50 anos de carreira com o espetáculo Simplesmente Eu, Clarice Lispector neste sábado (1º) no Cine-Theatro Central.
Beth Goulart Clarice Lispector
Imagem: Divulgação

O Festival Teatro em Movimento traz de volta a Juiz de Fora um dos espetáculos mais aclamados do teatro brasileiro. No sábado, 1º de novembro, às 20h, o Cine-Theatro Central recebe a atriz e diretora Beth Goulart com a peça “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, montagem que há mais de uma década emociona plateias em todo o país.

O espetáculo, que integra a 24ª edição do festival, tem patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e marca um momento especial na carreira da artista, que celebra 50 anos de trajetória nos palcos.

Criado a partir de uma profunda imersão na obra e no universo de Clarice Lispector, o monólogo apresenta a autora dialogando com o público por meio de suas próprias palavras e de personagens marcantes, como Joana, Ana, Lóri e a mulher sem nome de Perdoando Deus.

Beth Goulart fala sobre Simplesmente Eu, Clarice Lispector ao Folha JF

Beth Goulart Clarice Lispector
Imagem: Divulgação.

Em entrevista exclusiva ao Folha JF, Beth Goulart falou sobre a emoção de voltar a Juiz de Fora e a força transformadora do teatro.

“É sempre uma alegria imensa apresentar esse espetáculo para novas plateias e num teatro tão lindo e especial como o Cine-Theatro Central. É como se fosse uma comemoração especial para essa data tão significativa para minha vida — um brinde cheio de amor e arte”, afirmou.

A atriz lembra que o espetáculo nasceu de uma intensa pesquisa de dois anos e meio sobre a vida e a literatura de Clarice.

“Lidar com a obra de Clarice é sempre uma descoberta. Ela nos revela também. Sua obra funciona como um espelho que olha para dentro de nós e nos transforma. Desperta nossa consciência e provoca reflexões — é uma obra potente, que nos torna melhores porque mais conscientes diante do mundo e de nós mesmos”, disse.

Beth destaca que o público juiz-forano pode esperar uma experiência sensorial e profunda.

“O espetáculo propõe um encontro com suas próprias emoções, com as sábias palavras de Clarice e com as sensações que a magia cênica provoca no inconsciente. O teatro é uma arte coletiva que nos impulsiona e valoriza esse sentimento de pertencimento. Estou muito feliz por trazer a Juiz de Fora essa experiência que vamos viver juntos”, declarou.

Para a atriz, a peça também cumpre um papel importante na formação de novos públicos e na valorização da literatura brasileira.

“O teatro é a arte da humanidade. Ele nos propõe questões, provoca e acolhe as emoções. Apresenta ideias e cria códigos de forma lúdica para olhar a realidade à nossa volta. A arte teatral provoca o nosso sentir diante da vida”, explicou.

Em “Simplesmente Eu”, Clarice é apresentada por meio das emoções universais que marcaram sua escrita — o amor, o silêncio e a solidão —, temas com os quais a própria Beth Goulart se identifica.

“Com certeza, eu também me revelo através de minhas escolhas e opiniões no espetáculo. Falo da minha solidão, do meu silêncio e do profundo amor que sinto pela vida e pela arte. Quanto mais verdadeira e profunda eu mergulho em mim, mais perto de Clarice eu estou. É um encontro de almas”, concluiu.

Serviço – Simplesmente Eu, Clarice Lispector com Beth Goulart

Espetáculo: Simplesmente Eu, Clarice Lispector
Com: Beth Goulart
Data: Sábado, 1º de novembro de 2025, às 20h
Local: Cine-Theatro Central – Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora/MG
Duração: 60 minutos | Classificação: 12 anos
Ingressos: a partir de R$ 20, disponíveis em ingressodigital.com ou na bilheteria do teatro.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Mais de 238 mil juiz-foranos estão com o nome sujo no Serasa, somando R$ 1,5 bilhão em dívidas.
Caso de envenanemento de cachorros em Juiz de Fora levou mulher a ser presa na Zona Norte.
Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.