O Festival Teatro em Movimento traz de volta a Juiz de Fora um dos espetáculos mais aclamados do teatro brasileiro. No sábado, 1º de novembro, às 20h, o Cine-Theatro Central recebe a atriz e diretora Beth Goulart com a peça “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, montagem que há mais de uma década emociona plateias em todo o país.
O espetáculo, que integra a 24ª edição do festival, tem patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e marca um momento especial na carreira da artista, que celebra 50 anos de trajetória nos palcos.
Criado a partir de uma profunda imersão na obra e no universo de Clarice Lispector, o monólogo apresenta a autora dialogando com o público por meio de suas próprias palavras e de personagens marcantes, como Joana, Ana, Lóri e a mulher sem nome de Perdoando Deus.
Beth Goulart fala sobre Simplesmente Eu, Clarice Lispector ao Folha JF

Em entrevista exclusiva ao Folha JF, Beth Goulart falou sobre a emoção de voltar a Juiz de Fora e a força transformadora do teatro.
“É sempre uma alegria imensa apresentar esse espetáculo para novas plateias e num teatro tão lindo e especial como o Cine-Theatro Central. É como se fosse uma comemoração especial para essa data tão significativa para minha vida — um brinde cheio de amor e arte”, afirmou.
A atriz lembra que o espetáculo nasceu de uma intensa pesquisa de dois anos e meio sobre a vida e a literatura de Clarice.
“Lidar com a obra de Clarice é sempre uma descoberta. Ela nos revela também. Sua obra funciona como um espelho que olha para dentro de nós e nos transforma. Desperta nossa consciência e provoca reflexões — é uma obra potente, que nos torna melhores porque mais conscientes diante do mundo e de nós mesmos”, disse.
Beth destaca que o público juiz-forano pode esperar uma experiência sensorial e profunda.
“O espetáculo propõe um encontro com suas próprias emoções, com as sábias palavras de Clarice e com as sensações que a magia cênica provoca no inconsciente. O teatro é uma arte coletiva que nos impulsiona e valoriza esse sentimento de pertencimento. Estou muito feliz por trazer a Juiz de Fora essa experiência que vamos viver juntos”, declarou.
Para a atriz, a peça também cumpre um papel importante na formação de novos públicos e na valorização da literatura brasileira.
“O teatro é a arte da humanidade. Ele nos propõe questões, provoca e acolhe as emoções. Apresenta ideias e cria códigos de forma lúdica para olhar a realidade à nossa volta. A arte teatral provoca o nosso sentir diante da vida”, explicou.
Em “Simplesmente Eu”, Clarice é apresentada por meio das emoções universais que marcaram sua escrita — o amor, o silêncio e a solidão —, temas com os quais a própria Beth Goulart se identifica.
“Com certeza, eu também me revelo através de minhas escolhas e opiniões no espetáculo. Falo da minha solidão, do meu silêncio e do profundo amor que sinto pela vida e pela arte. Quanto mais verdadeira e profunda eu mergulho em mim, mais perto de Clarice eu estou. É um encontro de almas”, concluiu.
Serviço – Simplesmente Eu, Clarice Lispector com Beth Goulart
Espetáculo: Simplesmente Eu, Clarice Lispector
Com: Beth Goulart
Data: Sábado, 1º de novembro de 2025, às 20h
Local: Cine-Theatro Central – Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora/MG
Duração: 60 minutos | Classificação: 12 anos
Ingressos: a partir de R$ 20, disponíveis em ingressodigital.com ou na bilheteria do teatro.