O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2 de novembro), será marcado por uma programação especial de missas e homenagens aos falecidos em Juiz de Fora e nas cidades da região. Tradicionalmente, a data reúne milhares de fiéis nos cemitérios e igrejas, em um momento de fé, recordação e esperança na vida eterna.
Segundo a Arquidiocese de Juiz de Fora, as celebrações acontecem em diversos horários nos principais cemitérios da cidade e em várias paróquias. No Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Poço Rico, haverá missas às 8h, 10h, 13h e 15h, sendo esta última presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
Já no Cemitério Parque da Saudade, no bairro Santa Terezinha, as celebrações serão às 9h e às 11h. Os cemitérios estarão abertos durante todo o dia para visitação, e a expectativa é de grande movimento de familiares e amigos que irão prestar suas homenagens.
Missas em paróquias e capelas no Dia de Finados
Além dos cemitérios, as paróquias da Arquidiocese também terão programação especial. Na Catedral Metropolitana, no Centro, haverá missas às 7h, 8h30, 10h (presidida por Dom Gil), 12h, 16h e 19h30.
Em outras regiões da cidade, haverá celebrações em paróquias como Nossa Senhora da Assunção (Paula Lima), Nossa Senhora da Glória (Morro da Glória), Nossa Senhora das Estradas (Igrejinha), São Pedro (bairro São Pedro) e Nossa Senhora das Dores (Grama), entre outras. Todos os cemitérios paroquiais permanecerão abertos das 7h às 17h para visitação e oração.
Celebrações nas cidades vizinhas
O clima de reverência também se estende às cidades do território arquidiocesano, como Bocaina de Minas, Ewbank da Câmara, Santana do Deserto, Santo Antônio do Rio Grande, São João Nepomuceno e Belmiro Braga. Nessas localidades, as missas ocorrerão nos cemitérios e nas matrizes, com horários que variam entre 7h e 19h.
Tradição de fé e esperança
De acordo com a Arquidiocese, o Dia de Finados não é um momento de tristeza, mas de reflexão e esperança na ressurreição. Por coincidir neste ano com o domingo, as missas paroquiais seguem seus horários regulares, enquanto no sábado, 1º de novembro, será celebrada a Solenidade de Todos os Santos, em preparação para o dia seguinte.
A Igreja Católica orienta que, nesta data, os fiéis recordem seus entes queridos com orações e gestos de amor, reforçando a mensagem cristã de que a morte não é o fim, mas a passagem para a vida eterna.
As informações completas sobre os locais e horários das missas estão disponíveis no site e nas redes sociais da Arquidiocese de Juiz de Fora.