Um portal a serviço de Juiz de Fora

29/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Homem sofre dois AVCs em Portugal e família faz campanha para custear retorno a Juiz de Fora

Família de Juiz de Fora faz campanha para trazer Tony de volta ao Brasil após AVC em Portugal
Familia de José Antônio Nogueira Portugal Juiz de Fora
Imagem: Arquivo Pessoal.

Uma família de Juiz de Fora está realizando uma campanha para conseguir trazer de volta ao Brasil o técnico em antenas parabólicas José Antônio Nogueira, conhecido como Tony, de 62 anos, que sofreu dois AVCs em Portugal no início deste ano.

O retorno está previsto para o dia 11 de novembro de 2025, mas os custos da viagem e da readaptação no Brasil se tornaram inviáveis para a família, que enfrenta sérias dificuldades financeiras.

A história de Tony e sua ida para Portugal

Tony viajou para Portugal no dia 11 de dezembro de 2024, cheio de planos e esperança de recomeçar a vida ao lado da esposa, Cláudia Adriana Araújo de Souza Nogueira, e do filho, que já vivia no país. No entanto, menos de um mês depois, em 10 de janeiro de 2025, ele sofreu um AVC isquêmico e, a caminho do hospital, um segundo episódio — um AVC hemorrágico severo.

Foram cerca de 40 minutos entre os primeiros sinais e a cirurgia, uma luta contra o tempo e com poucas chances de sobrevivência, segundo os médicos. Mesmo diante do quadro grave, Tony sobreviveu após mais de quatro horas de cirurgia e vem se recuperando desde então. Após meses de internação e reabilitação, ele recebeu liberação médica para retornar ao Brasil.

Tony familia portugal juiz de fora
Imagem: Arquivo Pessoal.

Família quer trazer Tony de volta a Juiz de Fora

A esposa, Cláudia Nogueira, contou ao Folha JF que a família está sem renda e não conseguiu receber o INSS por causa de pendências documentais. “Nós precisamos voltar para Juiz de Fora. Porque não tem condições de ficarmos aqui. Eu não tenho emprego, ele não está recebendo o INSS. Estamos sem dinheiro pra voltar”, desabafou.

As passagens e despesas somam cerca de R$ 15 mil, valor necessário para viabilizar o retorno de Tony e garantir condições básicas de cuidado. O casal morava no bairro Ladeira, em Juiz de Fora, e decidiu tentar a vida em Portugal em busca de novas oportunidades.

Segundo Cláudia, o atendimento de emergência foi totalmente custeado pelo governo português, por meio de um seguro de saúde, mas o tratamento de reabilitação só foi possível graças a vaquinhas e à solidariedade de amigos. Agora, o desafio é conseguir retornar ao Brasil e recomeçar.

Estamos sem chão, sem perspectiva. Não precisamos só do dinheiro da passagem. Precisamos de tudo, cadeira de rodas, não temos mais nada em Juiz de Fora”, disse Cláudia, emocionada.

Quem quiser colaborar pode fazer doações pelo PIX: (32) 98844-6497 (Cláudia Adriana Araújo de Souza Nogueira) ou no Instagram pessoal de Claudia.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Oportunidades abrangem supermercados e redes de cosméticos
Ação no Parque Halfeld incentiva adoção responsável e oferece vacinação e microchipagem gratuita para cães e gatos
Audiência na Assembleia discutiu proposta que valoriza o exemplo de fé e solidariedade de São Carlo Acutis
José, João e Pedro são os mais comuns entre os homens, segundo levantamento do IBGE
Suspeito foi preso em flagrante com cocaína, maconha e crack após denúncia de tráfico. Operação ocorreu em área de mata