Um portal a serviço de Juiz de Fora

18/08/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

PCMG indicia técnico em enfermagem por erros na cirurgia de Larissa Carvalho, em Juiz de Fora

Polícia Civil de Minas Gerais indiciou técnico em enfermagem por lesão corporal culposa após paciente sofrer parada.
Larissa Carvalho, estudante de medicina na UFRJ
Larissa Carvalho, de 31 anos, sofreu graves sequelas de uma cirurgia para corrigir mordida cruzada (Foto: Arquivo Pessoal)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu a investigação sobre um caso envolvendo complicações de uma cirurgia de correção de mandíbula realizada na juiz-forana Larissa Carvalho, de 31 anos, em março de 2023, em Juiz de Fora, e indiciou um técnico em enfermagem pelo crime de lesão corporal culposa.

O que aconteceu na cirurgia de Larissa Carvalho?

De acordo com a apuração da 1ª Delegacia de Polícia Civil, não houve indícios de erro médico no procedimento cirúrgico de Larissa Carvalho. No entanto, a investigação apontou falha técnica do profissional de enfermagem, que ficou responsável pela paciente durante o deslocamento da sala de cirurgia até o quarto. Nesse intervalo de aproximadamente 17 minutos, a juiz-forana sofreu uma parada cardiorrespiratória e não recebeu a atenção necessária, o que agravou seu quadro clínico.

A paciente só recebeu os primeiros atendimentos de reanimação ao chegar ao quarto, quando outro profissional de saúde percebeu a gravidade da situação e iniciou imediatamente os procedimentos de socorro. Embora tenha recuperado a consciência, a vítima sofreu sequelas neurológicas graves atribuídas ao tempo prolongado de parada cardiorrespiratória.

Conclusão da investigação que indiciou tecnico de enfermagem em caso de lesão corporal culposa

O delegado responsável, Luciano Vidal, destacou a importância do indiciamento para garantir a responsabilização profissional.

“A conclusão do inquérito deixa claro que houve falha técnica relevante na condução da paciente, configurando crime previsto em lei. Nosso papel é dar transparência aos fatos e assegurar a responsabilização de quem descumpre normas essenciais no exercício profissional, sobretudo na área da saúde”, afirmou.

O caso segue agora para análise do Ministério Público, que decidirá sobre o oferecimento da denúncia à Justiça.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Wagner Roberto Pereira da Silva, de 50 anos, havia sido preso durante a Operação Dose Clandestina.
Caso aconteceu no centro de Juiz de Fora; Homem foi preso na rua Francisco Bernardino.
O Enem 2025 será realizado em novembro, e os participantes já podem conferir onde farão as provas
Acidente com ônibus 440 aconteceu na manhã desta quinta, 23, no Santo Antônio.
Pontífice recebeu das mãos do governador Romeu Zema estandarte dedicado a Nossa Senhora da Piedade, terço de palmas barrocas e produtos típicos da culinária mineira

– propaganda –