O ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), afirmou ter sido convidado para ser vice na possível chapa do senador Cleitinho (Republicanos) ao governo de Minas em 2026. Gabriel diz que a decisão “só depende dele” e também foi sondado para coordenar a campanha ou disputar uma vaga no Congresso. Gabriel deu as declarações ao jornal O Tempo e foi confirmado pelo Folha JF.
Cleitinho lidera as pesquisas ao governo mineiro, enquanto o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos) é cotado para o Senado. Pettersen tenta convencer Gabriel a disputar uma vaga de deputado federal, mas o ex-vereador já afirmou que não tem esse plano. Uma suplência ao Senado também foi colocada à mesa.
Gabriel Azevedo teve aval do MDB para continuar conversas com Cleitinho
Gabriel esteve em reuniões recentes com líderes do Republicanos e com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Apesar dos convites, ainda não há definição sobre uma aliança entre os dois partidos. O MDB discute internamente outros nomes, como Newton Cardoso Jr. e o presidente da ALMG, Tadeuzinho. Mesmo assim, houve uma sinalização de Baleia Rossi para que Gabriel Azevedo continue as conversas com Cleitinho, conforme noticiou o Estado de Minas.
Outros nomes já foram cogitados como vice de Cleitinho, entre eles o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e o próprio Newton Jr. Gabriel reforça que só tomará uma decisão se houver alinhamento com o MDB e respeito à sua pré-candidatura à Prefeitura de BH em 2028.