Terminou há pouco a reunião entre o Consórcio Via JF, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano (Sinttro) e representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, mediada pelo Ministério do Trabalho. O encontro, realizado nesta quarta-feira (30/07), teve como pauta o reajuste salarial aos rodoviários.
Veja detalhes da proposta de reajuste salarial aos rodoviários
A reunião resultou em uma proposta intermediária de reajuste salarial e no tíquete alimentação de 4,7%, além da manutenção do tíquete extra de R$ 400, conforme estabelecido no acordo coletivo anterior. A sugestão foi apresentada após o impasse entre a reivindicação do sindicato — que pede 12% de reajuste — e a proposta inicial do consórcio, que era de apenas 2,5%.
Em contato com o presidente do Sintto, Vagner Evangelista, ele disse que o sindicato considera a proposta insuficiente, mas que levará os números para a categoria deliberar.
“A proposta foi rejeitada pelo sindicato, mas nós temos obrigação de subster a assembleia.Vamos levar a proposta aos trabalhadores. Temos que avançar mais nas negociações”, disse Vagner, ao Folha JF.
Duas assembleias estão marcadas para esta quinta-feira (1º), uma às 9h da manhã e outra às 15h, quando a base sindical irá votar se aceita ou não a proposta do consórcio.
Uma nova rodada de negociação já foi marcada para a próxima sexta-feira, 8 de agosto, quando o sindicato poderá apresentar uma contraproposta ou, em caso de aceitação da proposta atual pela categoria, formalizar a convenção coletiva.
Em nota, o Consórcio Via JF valorizou a reunião e informou que está aberta ao diálogo, sem causar prejuízos à população.
“O Consórcio Via JF participou de reunião mediada pelo Ministério do Trabalho com representantes do SINTTRO-JF e da Prefeitura de Juiz de Fora (SMU), para tratar da negociação coletiva com os trabalhadores do transporte urbano. Na ocasião, a categoria profissional propôs reajuste salarial de 12%, enquanto a proposta das empresas foi de 4,7%, com manutenção de benefícios já existentes. A proposta será analisada em assembleia no dia 31/07 e nova rodada está marcada para 08/08. O Consórcio reafirma seu compromisso com o diálogo, a valorização dos trabalhadores e a continuidade dos serviços à população”.
Não há previsão de novas paralisações do transporte coletivo em Juiz de Fora
A reunião desta terça acontece em meio à tensão causada por recentes paralisações de ônibus em Juiz de Fora, que afetaram os usuários. Pelo que o Folha JF apurou, não há nenhuma nova paralisação marcada até a próxima reunião, que ocorrerá no começo de agosto.
A Prefeitura de Juiz de Fora, que participou da mediação, não se manifestou oficialmente sobre a nova proposta.