A semana começou com um avanço importante em uma das obras mais esperadas por quem mora na região do bairro São Bernardo, em Juiz de Fora. A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (28) a última etapa da macro drenagem da Rua Cesário Alvim, projeto que promete dar fim a um antigo problema da cidade: os alagamentos frequentes naquela área.
O trecho final da obra está concentrado na esquina da Rua Cesário Alvim com a Avenida Sete de Setembro, onde será feita a troca de dez metros da galeria antiga.
A nova estrutura terá o dobro da capacidade de drenagem, interligando com as margens do Rio Paraibuna — uma medida crucial para impedir que a água da chuva volte a invadir casas e ruas sempre que a cidade enfrenta temporais mais fortes.
Interdição e rotas alternativas
Para garantir a segurança durante os trabalhos, a via está totalmente interditada ao tráfego de veículos nesse ponto. A orientação da Prefeitura é que os motoristas usem como desvios as ruas São Bernardo e Padre Arnaldo Jansen.
Já a linha de ônibus 422, que atende o bairro Santa Cândida, também fará um trajeto alternativo enquanto durar a intervenção.
O que está sendo feito na Rua Cesário Alvim em Juiz de Fora?
A obra de drenagem da Rua Cesário Alvim vai muito além do que está acontecendo agora. Desde o início, o projeto vem sendo executado em conjunto pela Secretaria de Obras (SO), Cesama e Empav, e inclui melhorias nas ruas Joaquim Henrique Viana, Goiás, Palmira Pessoa e Padre Arnaldo Jansen.
Entre as ações, estão:
- Instalação de tubulações de drenagem novas, com materiais de alta durabilidade
- Separação do esgoto doméstico do sistema de drenagem, evitando contaminações
- Implantação de nova rede de recalque de água potável, para reforçar o abastecimento nos bairros do entorno
Além disso, o projeto foi pensado para resistir ao impacto das chuvas intensas que costumam castigar a cidade nos períodos de verão, protegendo o asfalto, as calçadas e, principalmente, as residências dos moradores.
Obra se aproxima da conclusão
Com quase tudo pronto, o balanço parcial da obra na Rua Cesário Alvim é animador: dos 2,2 km previstos de intervenções, já foram concluídos 1,4 km de tubulações em polietileno de alta densidade (com diâmetros entre 800 e 1200 mm) e mais de 700 metros de galerias de concreto pré-moldadas, com cinco metros de seção transversal — uma estrutura robusta, capaz de dar conta do recado por muitos anos.
Toda a intervenção está sendo custeada pelo Fundo Municipal de Saneamento Básico, aprovado em 2021, e representa um passo importante para modernizar a infraestrutura da cidade e garantir mais segurança para quem vive ali.