Um portal a serviço de Juiz de Fora

Compartilhar Matéria

Bernardo Mascarenhas e a industrialização em Juiz de Fora e no Brasil

Bernardo Mascarenhas foi responsável por industrializar Juiz de Fora
Bernardo Mascarenhas foi um dos principais nomes da era industrial de Juiz de Fora (Foto: Reprodução / Facebook Brasil Imperial)

Parte fundamental da história da industrialização no Brasil passa por Juiz de Fora. E mais precisamente, por uma área emblemática da cidade: onde hoje estão localizados o Mercado Municipal, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), a PAC e o Castelinho da Cemig.

Para entender a importância histórica desta região, é necessário voltar no tempo. Na década de 1880, os cafeicultores de Juiz de Fora começaram a investir no setor industrial, impulsionando o crescimento do serviço manufatureiro. Contudo, para expandir a produção, era preciso resolver um desafio essencial: o fornecimento de energia elétrica.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Matheus Brum | Jornalismo Independente em Juiz de Fora (@matheusbrumjornalista)

Bernardo Mascarenhas e a criação da Usina de Marmelos

Foi então que Bernardo Mascarenhas, um dos maiores empresários da época no setor têxtil, se uniu a outros industriais para criar a Companhia Mineira de Eletricidade, que funcionava justamente onde hoje se encontra o Castelinho da Cemig. A iniciativa pioneira resultou na construção da Usina de Marmelos, um marco não apenas para Juiz de Fora, mas para todo o continente.

Com a inauguração da usina, Juiz de Fora tornou-se a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública elétrica e também a primeira a contar com uma hidrelétrica em operação. O feito impulsionou o desenvolvimento da região, atraindo mais investimentos e consolidando a cidade como referência industrial.

Já no século XX, a região continuou a evoluir com a chegada do Mercado Municipal, que reabriu suas portas após uma ampla e cuidadosa restauração, há muito tempo desejada pela população de Juiz de Fora. O mercado é mais um símbolo da força histórica e cultural do local.

Essa conexão direta entre o passado e o presente é o que torna a área onde ficam o CCBM, a PAC e o Mercado Municipal tão especial — um verdadeiro berço de inovação e progresso que marcou a história da cidade e do Brasil.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Tiroteio aconteceu no bairro Granbery na noite desse sábado, 12, após discussão entre dois homens.
Motorista tentou enganar policiais dizendo que levava amigos, mas passageiros admitiram pagamento pela carona. Veículo foi removido para o pátio
Bebê morreu nessa sexta, 11, na Santa Casa de Misericórdia em Juiz de Fora após quadro de tosse. Caso está sendo acompanhado pela PJF.
Confira como será o FestivAICE, o Festival de Inverno promovido pelo Mercado Cultural AICE em Julho. Programação traz shows, filmes e peças.

– propaganda –