A cidade de Juiz de Fora acaba de dar mais um passo importante rumo à consolidação como polo de inovação e tecnologia no Brasil. A Enali, empresa americana especializada em plataformas globais de software, cibersegurança e inteligência artificial, anunciou a instalação da sua primeira unidade brasileira no Hub de Inovação do Moinho (Hub do Moinho), localizado na Zona Norte da cidade.
A empresa estadunidense, com sede em Delaware e operação também em Orlando, na Flórida, realizou seu primeiro encontro global no Moinho, marcando oficialmente o início de suas atividades em solo brasileiro. Segundo a empresa, a escolha por Juiz de Fora reflete uma estratégia de descentralização do setor de tecnologia, que busca cidades com vantagens competitivas fora dos grandes centros.
“A Enali reconhece em Juiz de Fora diferenciais relevantes comparado aos grandes centros, que incluem custo de operação mais atrativo, melhor qualidade de vida, maiores oportunidades para atração de talentos, melhores possibilidades de parcerias com empresas locais de tecnologia em outros segmentos, um ecossistema empreendedor ativo, e no Moinho, o ambiente adequado para que a equipe da Enali possa focar o máximo da sua atenção nas suas atividades principais, tendo um parceiro confiável para tratar todas as questões de infraestrutura a curto, médio e longo prazos.”
Além da instalação da Enali, a presença da multinacional já começa a gerar efeitos positivos para o ecossistema local. A chegada da empresa incentivou a criação do Grupo Fechado de Empresas de Software de Juiz de Fora, com o objetivo de facilitar conexões, estimular o crescimento conjunto e acelerar resultados por meio da colaboração entre empresas da área de tecnologia.
Hub do Moinho é sede de diversas empresas de tecnologia
Com mais de 2.000 m², o Hub de Inovação do Moinho oferece uma estrutura completa e flexível para receber empresas de tecnologia em expansão. O espaço conta com salas privativas, estações de trabalho, áreas de descompressão, auditórios, salas de reunião e uma programação voltada para inovação. Além disso, as empresas instaladas no Moinho participam de uma série de eventos, desafios tecnológicos e interações com lideranças nacionais do setor.
Outro atrativo para empresas é o reconhecimento do Hub como Centro de Tecnologia, conforme a Lei Municipal de Inovação nº 14.746/2023, sancionada pela Prefeitura de Juiz de Fora. A legislação garante incentivos fiscais importantes, como a redução do ISSQN de 5% para 2%, às empresas de base tecnológica que se instalarem na região.
Juiz de Fora se destaca e atrai novas empresas
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras, Juiz de Fora se destaca em Capital Humano, ocupando a 22ª posição nacional, e em Infraestrutura, na 23ª colocação, entre as 101 cidades mais populosas do Brasil. Esses dados reforçam a atratividade do município para empresas inovadoras em busca de mão de obra qualificada e boas condições operacionais.
Já fazem parte do ecossistema do Moinho empresas como App Masters, AutomaWay, e-Auditoria, iClips, Intelus, InUp, LB&B, Mais Laudo, MSP Tecnologia, Nativa, NeuroDev, O Seu Clube, Robotictech e UzziTicket, além da própria Enali, que agora lidera um novo ciclo de expansão do setor tecnológico em Juiz de Fora.