Acessibilidade | Mapa do Site

Compartilhar Matéria

Margarida sanciona Lei Músico Thiago Ramon para garantir segurança de marquises

Nova legislação estabelece regras para manutenção e fiscalização de estruturas em edificações, após morte de músico no final de 2024
Lei Thiago Ramon foi sancionada em Juiz de Fora
Lei Thiago Ramon foi sancionada em Juiz de Fora (Reprodução / Redes Sociais)

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), sancionou a Lei nº 15.081/2025, conhecida como Lei Músico Thiago Ramon, que estabelece critérios para a manutenção e fiscalização das marquises das edificações na cidade. A medida, aprovada pela Câmara Municipal, tem o objetivo de garantir a integridade estrutural dessas construções e evitar riscos à população.

Lei Músico Thiago Ramon define que laudos técnicos de marquises devem ser apresentados

Com a nova lei, proprietários, síndicos ou possuidores com poder decisório sobre edificações com marquises passam a ser responsáveis pela manutenção dessas estruturas. Eles deverão apresentar um laudo de integridade estrutural ao órgão fiscalizador do município, conforme os padrões estabelecidos pelo Poder Público.

O laudo deve ser elaborado por profissional ou empresa habilitada e incluir um relatório fotográfico detalhado das condições da marquise. Além disso, o documento deve conter informações completas sobre o responsável pelo imóvel, incluindo nome, endereço e contatos.

A primeira versão do laudo deve ser entregue no prazo de 30 dias, com renovação obrigatória a cada dois anos ou em prazo menor, caso a Prefeitura de Juiz de Fora identifique riscos à segurança.

Penalidades e exigências para instalação de publicidade

Caso a fiscalização identifique necessidade de reparos, manutenção ou demolição da marquise, os responsáveis deverão executar as recomendações dentro do prazo estabelecido, sob pena de multa e interdição do imóvel. Além disso, os custos de eventuais intervenções realizadas pela Prefeitura serão cobrados dos proprietários.

A lei também impõe novas regras para instalação de placas e equipamentos publicitários em marquises. Para isso, será necessário apresentar um laudo técnico que ateste a capacidade estrutural da marquise para suportar a carga adicional.

Lei foi criada após morte de Thiago Ramon

A Lei Músico Thiago Ramon foi criada após a morte do professor e músico Thiago Ramon de Freitas Ferreira. No dia 21 de novembro de 2024, uma marquise cedeu na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Juiz de Fora, matando o músico na hora.

Após a morte de Thiago Ramon, a Prefeitura de Juiz de Fora lançou uma grande operação para fiscalizar as marquises dos imóveis na região central da cidade.

A Lei Thiago Ramon nasce de uma articulação entre Executivo e Legislativo, para que novos acidentes ocorram na cidade. A lei, na íntegra, pode ser acessada aqui.

Folha Juiz de Fora - Logo

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Saiba mais detalhes sobre a a Requalificação do centro histórico de Juiz de Fora e como ficará.
Dupla sertaneja anunciou separação nessa sexta, 18, após cantor Christiano ser alvo de operação da Polícia Federal.
Iniciativa do vereador Julinho Rossignoli quer levar equipes das UBS às instituições de ensino públicas e privadas, seguindo o calendário do Ministério da Saúde
Recurso foi anunciado pelo vereador juiz-forano e será viabilizado pelo deputado estadual Professor Cleisson, ambos do PV
A Empresa Municipal de Tecnologias de Juiz de Fora será subsidiária da EMPAV e assumirá toda a área de tecnologia e comunicação da Prefeitura. Funcionamento começa em maio

– propaganda –