Um portal a serviço de Juiz de Fora

27/03/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Menina de 7 anos sofre racismo em escola estadual de Juiz de Fora

Caso ocorreu após a criança pedir uma borracha emprestada; menino disse que queria ver se a borracha "apagava a cor dela". A família registrou boletim de ocorrência, e Secretaria de Educação repudia a atitude
Menina sofreu racismo em escola estadual de Juiz de Fora
Menina sofreu racismo em escola estadual de Juiz de Fora (Foto: Reprodução / Freepik)

Uma menina de 7 anos, foi vítima de racismo em escola estadual de Juiz de Fora. A instituição fica no Centro da cidade e não teve o nome revelado. Segundo informações da Polícia Militar, o incidente aconteceu quando a menina se aproximou de um colega e pediu uma borracha emprestada. O menino respondeu que “queria ver se a borracha apagava a cor dela” e, em seguida, passou a borracha no braço da criança, que é negra.

Ao chegar em casa, a menina relatou o ocorrido à sua avó, que decidiu registrar o caso na polícia. A Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG) se pronunciou, expressando repúdio ao ocorrido e ressaltando que está tomando as medidas necessárias para garantir que a situação seja tratada com a devida seriedade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Estado de Educação de MG (@educacaomg)

Nota da SEE após caso de racismo em escola estadual de Juiz de Fora

Sobre o ocorrido, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que, ao tomar ciência do fato, a direção da instituição agiu prontamente. Foi convocada uma reunião com os responsáveis e alunos envolvidos.

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Juiz de Fora também acionou o Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) para acompanhar os estudantes e dar o suporte necessário aos colegas de sala e à comunidade escolar.

A SEE/MG destaca que realiza diversas ações de prevenção e conscientização durante o ano letivo, por meio do Projeto Socioemocional e Convivência Democrática, que instituiu a política estadual de promoção da paz no ambiente escolar. As ações incluem rodas de conversa sobre equidade e palestras sobre bullying.

Essas iniciativas visam combater o racismo, promover a diversidade e reforçar o respeito mútuo entre todos os membros da comunidade escolar.

Por fim, ressaltamos que SEE/MG repudia atos como esse e reitera seu compromisso em proporcionar um ambiente educacional livre de discriminação e preconceito. A educação deve ser um espaço de respeito, diversidade e igualdade.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Confira as atrações do primeiro dia de Festa Country 2025 e o horário dos shows.
Com o material coletado nesta segunda fase, delegada Bianca Mondaini não descarta uma terceira fase da Operação Ouro de Tolo
Idosa foi socorrida pelo SAMU, mas morreu ao dar entrada no HPS
Exibição de curtas no CCBM será gratuita. Produções são feitas por cineastas juiz-foranos.
Confira os horários e programação de Lilo & Stitch, que estreou nos cinemas de Juiz de Fora.

– propaganda –