Acessibilidade | Mapa do Site

Compartilhar Matéria

Passe Livre Estudantil será votado na próxima semana com disputa sobre ampliação do benefício

Oposição defende emendas para incluir mais estudantes, enquanto Prefeitura tenta manter projeto original
Margarida envia projeto de lei para criação do Passe Livre Estudantil em Juiz de Fora
Margarida envia projeto de lei para criação do Passe Livre Estudantil em Juiz de Fora

A Câmara Municipal de Juiz de Fora deve votar, na próxima semana, o projeto do Passe Livre Estudantil. A proposta, enviada pela Prefeitura, prevê gratuidade no transporte público para alunos de escolas públicas, mas enfrenta pressões para ampliar o número de beneficiários.

Em fevereiro, a oposição – que controla a Comissão de Educação – conseguiu travar a tramitação do projeto, mas agora a proposta segue para votação no plenário. O principal embate nos bastidores é a tentativa de inclusão de novos grupos de estudantes no benefício, algo que a Prefeitura tenta evitar para não comprometer o orçamento.

Vereadores tentam ampliar benefício do Passe Livre Estudantil

Duas emendas já estão em discussão:

  • O vereador Negro Bússola (PV) propõe incluir bolsistas de escolas particulares no Passe Livre Estudantil;
  • Sargento Mello e Roberta Lopes, ambos do PL, defendem a gratuidade também para estudantes do FIES e Prouni.

A Prefeitura, por sua vez, se posiciona contra as mudanças, alegando que o aumento de beneficiários poderia gerar um impacto financeiro acima do previsto. Vereadores da oposição tentam levar as emendas para votação no plenário, buscando pressionar parlamentares que se posicionarem contra a ampliação do programa.

A PJF estima que o Passe Livre Estudantil custará cerca de R$ 1,3 milhão por mês. No entanto, a oposição questiona esse cálculo, já que a administração municipal baseia a projeção apenas no número de estudantes que já utilizam o transporte público, sem considerar um possível aumento na demanda caso o benefício seja aprovado.

A tramitação da Mensagem do Executivo – nome oficial dado aos projetos de lei enviados pelo Executivo – pode ser acompanhada por qualquer juiz-forano. Basta acessar esse site da Câmara.

Retorno dos trabalhos da Câmara Municipal

As sessões da Câmara Municipal retornam na próxima terça-feira (18/03), quando serão lidos alguns requerimentos e projetos de lei que devem ir a votação nos próximos dias.

Folha Juiz de Fora - Logo

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Saiba mais detalhes sobre a a Requalificação do centro histórico de Juiz de Fora e como ficará.
Dupla sertaneja anunciou separação nessa sexta, 18, após cantor Christiano ser alvo de operação da Polícia Federal.
Iniciativa do vereador Julinho Rossignoli quer levar equipes das UBS às instituições de ensino públicas e privadas, seguindo o calendário do Ministério da Saúde
Recurso foi anunciado pelo vereador juiz-forano e será viabilizado pelo deputado estadual Professor Cleisson, ambos do PV
A Empresa Municipal de Tecnologias de Juiz de Fora será subsidiária da EMPAV e assumirá toda a área de tecnologia e comunicação da Prefeitura. Funcionamento começa em maio

– propaganda –