A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o quarto caso de mpox (varíola dos macacos) em Juiz de Fora neste ano. O paciente é um rapaz entre 10 e 19 anos, mas não foram divulgadas informações sobre o quadro clínico ou se houve necessidade de internação. O caso havia sido investigado há cerca de um mês e agora foi confirmado laboratorialmente.
Com a nova confirmação, todos os quatro casos registrados em 2025 na cidade são de pacientes do sexo masculino. Além do adolescente, os outros três infectados têm entre 30 e 39 anos. De acordo com os dados oficiais, não houve mortes por mpox no município até o momento.
O Folha JF entrou em contato com a Prefeitura e com a Secretaria de Estado de Saúde, questionando se há algum alerta ou nova orientação para a população, mas ainda não houve resposta dos órgãos.
O que é a Mpox?
A mpox é uma doença viral caracterizada por feridas na pele, bolhas, febre, dor no corpo, ínguas e cansaço. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio do contato direto com secreções ou lesões, e não envolve animais, apesar do nome popular “varíola dos macacos”.