Um portal a serviço de Juiz de Fora

21/07/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Zé Kodac e outras personalidades viram nome de circuitos do carnaval de Juiz de Fora

Objetivo da lei é valorizar a cultura do carnaval de Juiz de Fora
Zé Kodac será homenageado no carnaval em Juiz de Fora
Zé Kodac, o general da Banda Daki (Foto: Marcos Alfredo / Estado de Minas)

A Prefeitura de Juiz de Fora, Margarida Salomão, sancionou a lei que oficializa os nomes dos circuitos e arenas do Carnaval da cidade. A iniciativa, de autoria da vereadora Kátia Franco (PSB), homenageia figuras importantes da cultura e da folia juiz-forana, como Zé Kodac, preservando a história local e valorizando quem ajudou a construir a festa.

O trecho do Parque Halfeld até a Praça da Estação agora se chama Circuito José Carlos Passos (Zé Kodac), em homenagem ao fotógrafo e entusiasta do carnaval de rua. Já o caminho do Viaduto Roza Cabinda até a Praça da Estação recebeu o nome de Circuito Rei Momo Júlio Guedes, figura tradicional da festa popular.

Além de Zé Kodac, outras personalidades são homenageadas

Além dos circuitos, duas arenas também ganharam nomes: a da Praça Antônio Carlos passa a se chamar Arena Nancy de Carvalho, e a da Praça da Estação, Arena Flavinho da Juventude, em reconhecimento à dedicação de ambos ao cenário carnavalesco da cidade.

A nova legislação determina ainda que, mesmo com mudanças futuras no trajeto dos blocos ou eventos, os nomes atribuídos por lei deverão ser mantidos. A medida fortalece a identidade cultural do carnaval de Juiz de Fora, que cresce a cada ano em popularidade e organização.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Corpo foi localizado a cerca de 1 km do ponto onde vítima teria submergido; Caso aconteceu em Astolfo Dutra, a 100 km de Juiz de Fora.
Carnaval tem ocorrências na região, mas Juiz de Fora segue sem registros de violência
Levantamento aponta retração anual e desaceleração generalizada no país
A tradição evoluiu ao longo das décadas, atravessou transformações sociais e culturais e chegou ao modelo atual, que mistura blocos de rua, desfiles e festas espalhadas pela cidade
Primeira noite de desfiles das escolas de samba emociona público no Carnaval de Juiz de Fora