Um portal a serviço de Juiz de Fora

15/05/2025
Matheus Brum
Compartilhar Matéria

Tupi e Tupynambás se posicionam sobre participação na Terceirinha Mineira

Tupi confirmou participação no torneio. Já Tupynambás justificou que ausência se dá por falta de repasses da Prefeitura. PJF rebate e diz que clube não apresentou toda documentação
Tupi e Tupynambás, os clubes de Juiz de Fora, divergem sobre participação na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro
Tupi disputará Terceirinha. Já Tupynambás desistiu da competição (Foto: Montagem / Folha JF)

A Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, conhecida como Terceirinha, tem previsão de iniciar a partir de agosto. Nesta edição 2025, Tupi e Tupynambás, os clubes profissionais de Juiz de Fora, poderiam participar da disputa. No entanto, apenas o Galo Carijó estará em campo. O Baeta desistiu da participação no torneio e culpou a falta de repasses da Prefeitura de Juiz de Fora.

O Tupi enviou nesta quarta-feira (14/05) um e-mail para a Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmando a participação na disputa da Terceirinha Mineira. Nas próximas semanas, o Galo Carijó deve anunciar detalhes a respeito do planejamento para a competição. A FMF ainda irá organizar o arbitral do torneio, onde será detalhado o regulamento da competição.

Dentro o Tupi e Tupynambás fora da disputa da Terceirinha

Em conversa com o presidente do Tupynambás, Cláudio Dias, ele disse que a desistência do Baeta em participar da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro vem por falta de repasses da Prefeitura de Juiz de Fora. “Tentei receber da Prefeitura o recurso referente a lei de patrocínio ao futebol, 2020, 2021, 2022 e 2024, mas não consegui. Não iremos voltar a arriscar patrimônio, ou endividar o clube para representar a cidade sem apoio algum. É uma decisão ruim, mas sensata” afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que “realiza regularmente o repasse a todos os clubes de futebol profissional da cidade desde que os mesmos apresentem a comprovação da regularidade fiscal e outras condicionantes determinadas na Lei 13842 / 2019. Segundo levantamento da Secretaria de Esportes, o clube Tupynambás não apresentou a referida documentação“.

O presidente do Baeta rebateu esse posicionamento da Prefeitura. “O pagamento referente a lei deve ser mensal, durante a competição, e nestes períodos (2020, 2021, 2022 e 2024) estava tudo em dia, não foi pago porque? Engraçado que pagaram em 2023, se não havia documentos, pagaram errado?”, questionou Dias.

Ainda segundo Cláudio, apareceu uma pendência em abril, quando a Caixa Econômica Federal não emitiu a certidão do FGTS por causa de uma dívida de 2014. De acordo com o mandatário alvirrubro, eles estão buscando a origem da dívida. “Nossa advogada está buscando a origem da dívida, pois foi ao Ministério do Trabalho e não consta nada. Enfim, vamos resolver, até porque, para negociar parte do terreno do Tupynambás, tivemos que quitar tudo, o Tupynambás está em dia com tudo, e irá continuar”, finalizou.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

O paciente teria se recusado a receber a medicação e apresentado comportamento agressivo
Nova funcionalidade do Banco Central permite que usuários visualizem informações da conta antes de concluir pagamentos por aproximação em carteiras digitais
Moradores de bairros atingidos pediram esclarecimentos sobre moradias, áreas interditadas e obras de reconstrução; Prefeitura afirmou que casas do Compra Assistida devem ser entregues até dezembro
A combinação de umidade e variação de nuvens pode favorecer a ocorrência de chuvas rápidas em alguns pontos da cidade
Sessões temáticas, mostra de curtas, exposição fotográfica e filme nacional integram a agenda cultural preparada para o fim de junho e o início de julho