Um portal a serviço de Juiz de Fora

09/10/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Professores da UFJF e do IF Sudeste MG aprovam paralisação de docentes

Professores da UFJF e do IF Sudeste MG aprovam paralisação de 48h nos dias 29 e 30 de outubro.
notas do pism i e ii ufjf 2025
Imagem: Divulgação.

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (8), os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) aprovaram uma paralisação de 48 horas nos dias 29 e 30 de outubro, com adesão à Marcha Nacional do Serviço Público, que acontecerá em Brasília.

Paralização na UFJF e no IF Sudeste

O movimento faz parte de uma mobilização nacional unificada entre servidores municipais, estaduais e federais, com o objetivo de barrar a Reforma Administrativa proposta pelo governo federal. A categoria afirma que o projeto ameaça direitos históricos dos servidores e compromete a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

De acordo com o comando local de greve, a Reforma Administrativa é apresentada sob o discurso de combate aos supersalários, que representam menos de 0,3% do funcionalismo, mas, na prática, visa acabar com a estabilidade dos servidores e abrir caminho para a precarização do serviço público.

Durante os dois dias de paralisação, os docentes devem promover atos públicos, debates e assembleias em Juiz de Fora, além de enviar representantes à Marcha Nacional em Brasília, marcada para o dia 30 de outubro. O ato deve reunir trabalhadores de diversos setores do funcionalismo, incluindo educação, saúde, segurança e administração pública.

Os sindicatos das duas instituições destacam que a mobilização busca fortalecer a resistência coletiva e alertar a sociedade sobre os impactos da Reforma. “Não se trata apenas de defender salários ou estabilidade, mas de proteger o serviço público e o direito da população a uma educação e saúde de qualidade”, afirma a nota das entidades docentes.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.
Proposta define punições para intervenções irregulares em imóveis públicos, privados e tombados
Categoria protesta contra editais com mudanças em critérios de contratação