Um portal a serviço de Juiz de Fora

24/10/2025
Maria Angélica
Compartilhar Matéria

Novo espaço do PARBOS no HPS reforça acolhimento e qualidade no atendimento em Juiz de Fora

Serviço de referência regional agora oferece mais privacidade e conforto para vítimas de violência sexual e casos de risco biológico
novo espaço do PARBOS
Foto: Reprodução/PJF

O Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (PARBOS), da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, passou a funcionar em um novo espaço dentro do Hospital de Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira, com o objetivo de aprimorar a estrutura e a dinâmica do atendimento. O local conta com sala de atendimento, administrativa e de exames, oferecendo mais conforto aos profissionais e acolhimento aos usuários, além de maior privacidade durante os atendimentos.

PARBOS ganha espaço renovado e amplia conforto e sigilo no atendimento

Com a mudança, o serviço agora consegue atender os pacientes em ambientes mais confortáveis e separados por função, garantindo que cada pessoa receba atenção individualizada e sigilosa. segundo o Segundo o secretário de Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, a nova organização espacial permite separar melhor o atendimento clínico do assistencial, assegurando sigilo, conforto e dignidade para quem busca o serviço. O PARBOS atende atualmente mais de 95 municípios da região, consolidando Juiz de Fora como polo de saúde da macrorregião.

A parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais foi destacada nesta quinta-feira (23), quando a corporação entregou uma nota de elogio ao serviço. O delegado regional, Bruno Wink, reforçou que o trabalho conjunto é essencial, principalmente em casos de violência doméstica e sexual, e que o atendimento inicial é fundamental para a investigação criminal. Ele destacou ainda a importância da padronização e da qualificação técnica das coletas, que contribuem diretamente para identificar autores de crimes e garantir resultados precisos nos inquéritos.

O novo espaço também deve facilitar o acompanhamento de casos complexos, garantindo que vítimas de violência e trabalhadores expostos a riscos biológicos recebam atendimento eficiente, seguro e dentro dos protocolos técnicos estabelecidos.

Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Oportunidades abrangem áreas operacionais, administrativas e de serviços
Irmão foi preso após agredir a própria irmã em uma discussão no bairro Benfica, em Juiz de Fora.
Um idoso de 86 anos foi preso em Juiz de Fora por importunar crianças sexualmente dentro de ônibus. Caso aconteceu no Vila Esperança.
Proposta define punições para intervenções irregulares em imóveis públicos, privados e tombados
Categoria protesta contra editais com mudanças em critérios de contratação