O Centro de Juiz de Fora recebeu recentemente três novas câmeras de segurança, parte da atualização do Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIV) iniciada pela Prefeitura. O objetivo é reforçar a vigilância, melhorar o monitoramento de áreas estratégicas e aumentar a eficiência das ações de segurança na região.
As novas unidades incluem uma câmera fixa na Avenida Rio Branco com a Rua Marechal Deodoro, apontando para o Parque Halfeld; outra câmera fixa na Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld; e uma câmera speed dome no interior do Parque Halfeld, capaz de girar 360º e registrar todos os ângulos do local.
Câmeras ampliam cobertura e tecnologia
Outros locais também foram incluídos na readequação: Avenida Olégario Maciel, próximo à Rua Padre Café; Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos; Rua São Mateus, na esquina com a Praça Jarbas de Lery; e o Centro de Monitoramento e Operações (CMO), que passará a registrar toda sua rotina em vídeo.
No último ano, o SIV passou a contar com 333 câmeras de vigilância, considerando 225 novas unidades instaladas pela Prefeitura, 54 do Olho Vivo da Polícia Militar e 54 da fiscalização de trânsito. O sistema utiliza recursos como reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e inteligência artificial, que facilitam a leitura de placas e a análise das imagens.
As imagens registradas podem ser acompanhadas por diferentes forças de segurança da cidade, incluindo a Guarda Municipal e as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. Essa coordenação permite que cada órgão utilize as informações conforme suas funções, dando suporte a ações preventivas e ao atendimento de ocorrências de forma mais ágil e organizada.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.