A Prefeita Margarida Salomão (PT) apresentou, nesta semana, o balanço oficial da viagem à China, realizada no início de outubro, e que teve custo de R$ 420 mil aos cofres públicos municipais. O objetivo da missão foi estreitar relações internacionais e buscar parcerias de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico para Juiz de Fora.
Segundo o relatório divulgado pela Prefeitura, uma comitiva chinesa deve visitar Juiz de Fora em 2026, próximo ao aniversário da cidade, com o objetivo de aprofundar as cooperações firmadas durante o encontro no país asiático.
“Realizamos uma viagem com grandes descobertas e, principalmente, muitas possibilidades para a cidade. Ações como essa são cada vez mais frequentes no mundo, chamadas de relações de diplomacia entre cidades. Construir relações da nossa cidade, da nossa região, com a China é um avanço extraordinário. Abrimos perspectivas de cooperação comercial, acadêmica, no turismo e no esporte. Nós nos comprometemos a fortalecer ainda mais esses vínculos e laços. Rompemos os limites da cidade para a projetar mundialmente”, destacou a prefeita Margarida Salomão.
Durante a viagem, Margarida firmou parceria com a Universidade Normal do Leste da China, voltada à formação de professores e ao desenvolvimento de projetos educacionais que envolvem o uso de inteligência artificial.
Outro ponto destacado foi o acordo de cidade-irmã com Yueyang, que prevê intercâmbio científico, cultural e econômico entre os municípios. A parceria também inclui uma cooperação esportiva, com a possibilidade de capacitação técnica para equipes chinesas em Juiz de Fora e a formação de uma delegação de jovens atletas de Yueyang para treinamentos na cidade mineira.
Financiamentos internacionais e Banco dos BRICS
Outro destaque da viagem foi a visita da prefeita ao Banco dos BRICS, presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Prefeitura, foram discutidas possibilidades de financiamentos de obras para Juiz de Fora.
Para acessar os recursos, o município precisará apresentar projetos estruturados que se enquadrem nas linhas de crédito do banco, voltadas a infraestrutura, sustentabilidade e inovação.
Viagem à China traz expectativa de novos negócios para os empresários
Margarida informou que uma comitiva chinesa deve vir a Juiz de Fora em 2026, em uma visita de reciprocidade. A intenção é fortalecer as relações iniciadas durante a missão oficial e acompanhar o andamento das parcerias firmadas.
Empresários locais que integraram a delegação também consideraram a viagem produtiva e estratégica, segundo apuração do Folha JF. Segundo eles, o contato direto com representantes chineses pode abrir novas oportunidades de cooperação econômica e investimentos na cidade.