O avanço da dengue em Juiz de Fora continua sendo motivo de preocupação. Segundo dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, a cidade já registra 556 casos confirmados de dengue em 2025. Além disso, outros 1.658 casos seguem sob investigação, aguardando a confirmação laboratorial.
Entre os casos confirmados, foi registrada uma morte pela doença no município. Outros dois óbitos ainda estão em análise para verificar se a causa também foi a dengue.
Situação da dengue em Juiz de Fora, em 2025, é melhor que em 2024
Apesar da gravidade da situação, as autoridades de saúde ressaltam que os números de 2025 são bem menores em comparação com o ano anterior. No entanto, a recomendação é que a população não baixe a guarda no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, além da zika e chikungunya.
Entre as principais medidas de prevenção estão a eliminação de criadouros do mosquito, como vasos de plantas, garrafas, pneus e qualquer recipiente que possa acumular água. A orientação é para que todos verifiquem seus quintais e áreas comuns, a fim de eliminar possíveis focos do vetor.
PJF tem canal de denúncia contra dengue
A Prefeitura de Juiz de Fora também disponibiliza canais de denúncia para situações de risco, especialmente em casos de imóveis abandonados ou vizinhos que mantenham água parada. A denúncia pode ser feita neste link.
O combate à dengue em Juiz de Fora e em todo o Brasil é uma responsabilidade coletiva e ações simples podem salvar vidas. Vale lembrar que a dengue pode causar sintomas graves, como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas na pele e sangramentos, sendo fundamental procurar atendimento médico diante dos primeiros sinais da doença.