Natural de Cataguases, na Zona da Mata mineira, o ator Igor Fernandez, de 29 anos, vive um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Ele acaba de estrear na Netflix com a série “Os Donos do Jogo”, lançada na última terça-feira (29), dirigida por Heitor Dhalia.
A produção mergulha no universo da contravenção no Rio de Janeiro, e Igor interpreta Sombra, um personagem frio, ambicioso e cheio de camadas.
Filho de uma costureira e de um pedreiro, Igor cresceu em uma família humilde em Cataguases — cidade que é berço do cinema brasileiro e de nomes como Humberto Mauro. Aos 12 anos, começou a trabalhar como ajudante de pedreiro, juntando o dinheiro que ganhava para investir em cursos de teatro. Foi nesse período que descobriu sua verdadeira vocação: as artes cênicas.
Igor Fernandez vive Sombra: um personagem complexo e simbólico

Na série “Os Donos do Jogo”, Igor dá vida a Sombra, filho de uma empregada doméstica que cresceu entre os bastidores da família Moraes, uma das mais poderosas no esquema do jogo do bicho no Rio. Criado dentro da casa, ele aprendeu desde cedo o funcionamento da contravenção e, aos poucos, se tornou peça importante nos negócios.
O personagem é também o namorado de Esqueleto (Ruan Aguiar), um dos filhos de Nélio Moraes (Adriano Garib). Apesar da relação próxima, Sombra nunca foi realmente aceito pela família, sendo visto apenas como um funcionário.
Esse sentimento de rejeição desperta nele o desejo de tomar o poder — uma ambição que se torna o motor da trama.
“A angústia de ser visto como um simples funcionário ou de ter sempre a opinião ignorada foi um ótimo ponto de partida pra entender o Sombra e suas atitudes, e que claro leva esse nome por um motivo. Ele é frio, calculista, e inclusive o animal que o representa no jogo reflete bem isso.”, disse o ator. “É a partir daí que sua natureza de cobra, seu animal no jogo do bicho, começa a se revelar”.
Um ano de conquistas e novos horizontes
A estreia na Netflix vem após o sucesso do ator na série da HBO “Máscaras de Oxigênio (não) Cairão Automaticamente”, que retrata a epidemia de AIDS no Brasil durante os anos 1980 e 1990. Na produção, Igor interpretou Caio, um jogador de futebol que vive um romance com o protagonista interpretado por Johnny Massaro.
Em 2025, ele também fez sua estreia no cinema no filme “Um Lobo Entre os Cisnes”, a cinebiografia de Thiago Soares, o primeiro bailarino brasileiro do Royal Ballet de Londres, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki. No longa, Igor vive Norberto, um dos grandes amigos do protagonista.

De Cataguases para o mundo
Com uma trajetória que combina teatro, televisão e cinema, Igor Fernandez se consolida como um dos talentos mineiros em ascensão no audiovisual brasileiro. Atualmente, o ator mora no Rio de Janeiro, onde segue se dedicando a novos projetos. Em 2026, ele deve estrear em dois novos longas: “Bom Retorno”, dirigido por Breno Alvarenga, e “Corrida dos Bichos”, sob direção de Fernando Meirelles.
“Os Donos do Jogo” está disponível na Netflix em todos os países.