Um portal a serviço de Juiz de Fora

18/12/2025
Anderson Narciso
Compartilhar Matéria

Como atingidos pela chuva devem pedir isenção do IPTU 2026 em Juiz de Fora?

Prefeitura de Juiz de Fora detalha como moradores e empresas afetados pelas chuvas devem solicitar a isenção do IPTU 2026 pelo sistema Prefeitura Ágil.
Chuva IPTU 2026 Juiz de Fora
Imagem: Reprodução/TV Integração.

Moradores e empreendedores de Juiz de Fora que tiveram seus imóveis atingidos pelas fortes chuvas da última segunda-feira (15) já podem se organizar para solicitar a isenção do IPTU 2026. A medida está prevista no decreto nº 17.593, assinado pela prefeita Margarida Salomão, que declarou situação de emergência no município por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado.

O temporal foi classificado como evento extremo, com volume superior a 100 milímetros de chuva em cerca de uma hora, o equivalente a quase um terço da média esperada para todo o mês de dezembro. Estudos indicam que uma chuva dessa magnitude ocorre, em média, uma vez a cada 143 anos. Em menos de 24 horas, a Defesa Civil registrou mais de 150 ocorrências, incluindo alagamentos, inundações, deslizamentos e danos estruturais.

Quem tem direito à isenção ao IPTU 2026?

A isenção do IPTU 2026 será concedida a imóveis comprovadamente atingidos por enchentes ou alagamentos, após avaliação da Defesa Civil, conforme prevê a legislação municipal.

O decreto também autoriza, de forma excepcional, que a Cesama cobre as tarifas de água e esgoto com base na média de consumo dos últimos 12 meses para os imóveis afetados, considerando o aumento no uso de água para limpeza e recuperação dos danos. Esse desconto será aplicado automaticamente, a partir do banco de dados da Defesa Civil.

Como solicitar a isenção do IPTU

O pedido de isenção deve ser feito exclusivamente pelo sistema Prefeitura Ágil. O interessado precisa realizar o cadastro, fazer login e buscar a opção “Isenção de IPTU – Enchente”, onde deverá abrir o protocolo e anexar a documentação exigida.

Documentos para pessoas físicas:

  • RG e CPF do proprietário do imóvel;
  • Boleto do IPTU;
  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Título de propriedade, usufruto ou posse ad usucapionem;
  • Procuração, caso o pedido seja feito por terceiro.

Documentos para pessoas jurídicas:

  • RG e CPF do proprietário do imóvel;
  • Boleto do IPTU;
  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Contrato social ou última alteração contratual, declaração de firma individual, certificado de MEI ou distrato social;
  • Título de propriedade, usufruto ou posse ad usucapionem;
  • Procuração, se o pedido for protocolado por terceiro.

Atenção e monitoramento

A Prefeitura segue com equipes mobilizadas para assistência à população, reabilitação das áreas atingidas e monitoramento permanente das condições climáticas. Em situações de risco ou emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Folha JF - Um portal a serviço de Juiz de Fora

Siga o Folha JF

Fique por dentro de tudo que acontece em Juiz de Fora, siga o nosso instagram @folhajf

Últimas notícias:

Linhas que seguem no sentido Zona Norte passam a acessar novo trecho da Rua Bertha Halfeld Palleta para reduzir congestionamentos
Segundo a PJF, 13 pessoas aceitaram iniciar tratamento oferecido
STF confirma que mulheres vítimas de violência doméstica podem receber benefício do INSS e manter vínculo de trabalho por até seis meses.
Oportunidades reúnem seleções divulgadas pelo JFEmpregos e novas inserções do programa municipal Vagou JF, com prazos entre 22 de dezembro e 3 de janeiro
Relatos de que um novo golpe do IPVA com um site bem semelhante ao original está fazendo várias vítimas.