Moradores de Minas Gerais passaram a contar com novos serviços digitais relacionados a veículos, disponíveis no MG App e no Portal MG. Entre as mudanças está a possibilidade de realizar, de forma totalmente on-line, o primeiro emplacamento de veículos e etapas da transferência de propriedade.
O primeiro emplacamento digital, que antes atendia apenas frotistas, foi ampliado para pessoas físicas. Com o novo sistema, o procedimento passou a concentrar informações em ambiente único, reduzindo etapas manuais e a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento.
Serviços de trânsito digitalizados
Outra alteração envolve a transferência de veículos para compradores pessoa jurídica, que agora ocorre por meio de módulo específico no Portal MG, com integração aos cartórios de notas. A mudança reduz o uso de documentos físicos e elimina parte da tramitação presencial.
Também passaram a ser feitos on-line o cancelamento do comunicado de venda e da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPVe). Os pedidos podem ser realizados diretamente pelo aplicativo ou portal, sem exigência de reconhecimento de firma.
Uma nova ficha de cadastro digital foi criada para situações que antes exigiam apresentação de documentos físicos, como transferências por comodato, compropriedade, determinação judicial, reserva de domínio, veículos de coleção ou aluguel, além de casos de isenção do IPVA.
Atendimentos e dados
Segundo dados do governo estadual, em 2025 mais de 429 mil atendimentos de trânsito foram realizados integralmente on-line em Minas Gerais. Atualmente, cerca de 93% das etapas dos serviços de trânsito estão digitalizadas, com mais de 350 procedimentos disponíveis no Portal Cidadão.
No mesmo período, o estado registrou aproximadamente 250 mil primeiros emplacamentos de veículos realizados por pessoas físicas.
Leia também: https://folhajf.com.br/horario-de-13-linhas-de-onibus-mudam-a-partir-1/
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Matheus Brum.